Comun Tierra

Uma Exploração de Comunidades Sustentáveis na América Latina.

Você está em:

Blog

Aventuras Sustentáveis en Mendoza!

Postado há 10 anos
anterior proxima
Almoço no Peregrino Almoço no Peregrino
Cine @ El Peregrino Cine @ El Peregrino
Leti sendo entrevistada! Leti sendo entrevistada!
Conhecendo o Peregrino Conhecendo o Peregrino
Colhendo morangos!@ Colhendo morangos!@
Leti pintando o forno solar mais bonito do mundo :) Leti pintando o forno solar mais bonito do mundo :)
Cozinhando ao sol!!! Cozinhando ao sol!!!
Bela construção em Madre Tierra Bela construção em Madre Tierra
O Vinhedo Cecchin Orgânica O Vinhedo Cecchin Orgânica
Noite de cinema em La Consulta Noite de cinema em La Consulta
Troca de sementes @ El Peregrino Troca de sementes @ El Peregrino
Mais postos no Bioferia Mendoza! Mais postos no Bioferia Mendoza!

Quando chegamos na Argentina, em setembro tínhamos data marcada para o Terceiro Encontro Argentino de Permacultura, o que nos deu impulso para chegar em Mendoza no início de Outubro. O que não sabíamos é que íamos encontrar tantos projetos e atividades nessa região!

A região de Mendoza é muito conhecida pela produção vinícola, pois é um oásis no meio do deserto construído num sistema ancestral de irrigação que traz águas da Cordilheira dos Andes para a região.

A região também é reconhecida por ser politicamente conservadora, com uma grande cultura de agro-business que em sua maioria nada sustentáveis e muito nocivos para o ambiente, o que deixa muito importante o trabalho dos projetos locais que buscam uma cultura local na região

\"\"

 

Um exemplo é a Bio-feira de Mendoza, que recém cumpriu 8 anos, sendo a única feira orgânica da cidade. Curtimos muito a oportunidade de participar da Feira trocando sementes com produtores locais e conhecendo mais sobre os projetos. O espaço é um ponto de encontro para pessoas que buscam alimentação saudável e sustentabilidade, aprender nos workshops, ver música consciente ao vivo e desfrutar o dia no parque.

\"\"

 

Outro exemplo é a Família Cecchin que produz há 50 anos vinhos orgânicos e biodinâmicos, mostrando que é Possível fazer projetos de vinícolas sustentáveis em harmonia com o ambiente.

Durante nossa estadia em Mendoza fizemos muitas atividades, como podes ver em post anteriores, muitas delas forma mostras de Cinema Común Tierra. Uma das mais bacanas foi numa noite de Sábado na cidade, no terraço de um espaço cultural chamado La Estamparia. Foi um lindo encontro pra nós e os participantes, muitos eram ativistas que não se conheciam e se conectaram no evento.

\"\"

 

Durante nossa estada também visitamos diversos projetos. Em Chacras de Coria conhecemos El Tillo Taller Permacultural, projeto familiar liderado por Tonchi e Nora, que depois de anos praticando permacultura em sua vida cotidiana decidiram compartilhar através de educação seus conhecimentos. Com eles fizemos um ótimo workshop prático sobre fornos solares onde construímos um Forno Solar Común Tierra para nossa Minhoca!

\"\"

Obrigada Tonchi, Nora e El Tilo!

 

Também conhecemos um projeto de permacultura iniciado em 2013, chamado La Vertiente Permacultura. Iniciado por Victoria, é um lindo espaço nas montanhas onde iniciaram com diferentes cursos e voluntariados em permacultura. Visitamos o projeto com nosso amigo Jorge do antigo Projeto GranJardín que há 20 anos trabalha com permacultura e educação para crianças especiais. Durante nossa estadia demos workshops aos seus grupos de alunos e foi lindo!

\"\"

 

No sul da Província, visitamos a Finca El Peregrino, um sitio orgânico que tem 20 de produção sem tóxicos, principalmente de frutas e verduras. El Peregrino busca sustentabilidade alimentar produzindo o máximo de alimentos que consomem e se alimentando de produtos da estação, sendo um grande exemplo em suficiência alimentaria. Além do foco agrícola, o projeto trabalha com bio-construção, e vem nos últimos anos aplicando conceitos de permacultura e recebendo voluntários. São os grandes impulsionandores da Bio-Feira de Mendoza que virou além de um mercado orgânico, um dos maiores espaços de disseminação de sustentabilidade local. O projeto também trabalha com bancos de sementes e participa da Rede de Sementes da Argentina. Durante nossa visita realizamos uma Mostra de Cine Común Tierra com energia solar da Minhoca, Fizemos trocas de Sementes e exibição de técnicas ecológicas.

\"\"

Gratidão Família do Peregrino!!

 

Próximo ao Peregrino, em Tunuyán, existem vários outros projetos familiares que estão trabalhando com bio-construção, agricultura orgânica, e alimentos saudáveis. Alguns exemplos são os projetos liderados pela eco-arquiteta Adriana Saua, Projeto Tierra Madre Alimentos Sanos, Sitio Margot Garcia, etc. Esses projetos estão iniciando circuitos de mutirões como forma de se conhecerem e criar redes locais.

Foram semanas lindas em Mendoza de muita atividade, aprendizagens, trabalho e conexão!

Na ultima semana da visita, fechando com chave de ouro, fizemos uns eventos na Praça da Cidade de “La Consulta”. Fizemos Danças de Paz Universal, demonstração de bici-máquinas, e mostra de Cinema Común Tierra! Uma diversão para dezenas de pessoas ao ar-livre! Assim que diversas rádios e televisões locais nos chamaram para fazer entrevistas e deixamos a Minhoca ainda mais famosa! Hehehe!
 

\"\"

Exibição de Bici-Máquinas

 

Nos sentimentos realmente acolhidos pela família Mendocina e muito esperançados com a alegria e energia que existe no movimento de sustentabilidade! Gratidão família!

Agora seguimos caminho ao Chile, mas em nossa volta ao norte cruzaremos Mendoza outra vez! Que alegria será reencontrar essa família!

E as aventuras seguem...

Com amor,
Leti e Ryan

Copyright © 2024 Común Tierra. All rights reserved. Developed by dzestudio. Updated by Hellice