Comun Tierra

Uma Exploração de Comunidades Sustentáveis na América Latina.

Você está em:

Blog

Caravana Común Tierra: Biodigestor, Pachamama e Varsana Hare Krishna!

Postado há 10 anos

Hey gente bonita!

Aqui viemos com mais updates pra contar as últimas experiências da nossa caravana!

 

LA VIRGINIA

Depois de despedir de nosso amigos, eu, Ryan, Lucile, Carol e Xuan partimos rumo La Virginia, pra ficar uns dias no sitio do novo amigo Gustavo. Gustavo vive num sitio ao alto de uma montanha e nos recebeu de braços abertos (e com uma caixa de ovos de rancho! Hehehe)

\"\"

Gustavo tinha um projeto de fazer um biodigestor no sitio de sua família e como aprendemos um pouco do tema decidimos fazer um esforço conjunto pra ajudar. Assim que vimos o vídeo educativo do Común Tierra sobre isso juntos e estudamos um pouco, para depois ter alguns dias de muito trabalho físico.

\"\"

Ryan trabalho duro escavando!

\"\"

E todos escavamos muito também!

\"\"

Carol e Lucile cortando os plásticos pra forrar a base...

\"\"

Leti e Xuan cortando bambu que vai segurar os tubos...

\"\"

Leti Carol e Lucile preparando o plástico...

\"\"

E saindo do plástico!!

Na nossa última noite no povoado, decidimos fazer uma exibição de filmes, pois é uma cidezinha com poucas atividades. Muitas crianças e adultos vieram ver!!

\"\"

Concentrados no filme...

 

ECOVILA PACHAMAMA


Saímos de La Virgína direto para uma Feira de Trocas e Escambos realizada pela Ecovila Pachamama, projeto que existe há mais de 12 anos e que vêm há muitos anos realizando feiras de trocas com sua comunidade, como um exercício de independência do dinheiro. Felizes levamos nossas sementes e postais do Común Tierra, Carol levou suas fotos artísticas e Xuan seus artesanatos!
 

\"\"

Havia muitas pessoas da comunidade, aqui um círculo de palavra onde contamos experiências sobre o Llamado de la Montana

\"\"

Nossa Mesa de Troca de Sementes

Depois da visita a Pacha Mama rumamos em direção a Bogotá. Xuan tinha outros planos, se preparava para ir com uns amigos nossos a construir o “Barco-Iris”, um barco construído com garrafas PET que vai atravessar o Amazonas levando uma mensagem de paz e sustentabilidade ao Brasil. Logo contaremos mais sobre isso! Mas então nos despedimos de mais um membro com o coração cheio de amor e boas lembranças desse querido amigo que musicou muitos dos nossos dias!

Eu, Lucile, Ryan e Carol partimos rumo a uma estrada muito curvosa e alta, (chegamos a quase 4.000 de altura!) e depois de quase um dia de viagem chegamos a Granada, um povoadinho ao sul de Bogotá, onde fica Varsana, uma comunidade Hare Krishna que existe há mais de 30 anos...

 

VARSANA, COMUNIDADE HARE KRISHNA

Ficamos alguns dias no Varsana, e nos preparamos para receber a tia do Ryan, Donna que veio nos visitar por uns dias, que bom! Estávamos agora em 5, fascinados aprendendo sobre as práticas Hare Krishna e encantados com seus lindos templos, seus férteis cultivo orgânicos, suas cerimônias e mitologias.

Essa comunidade segue a linha do Vaishnavismo e segue os 4 princípios:
Não intoxicação (sem qualquer tipo de droga)
Não comer carne (são lacto-vegetarianos)
Não ter relações fora do casamento
Não jogar jogos de azar

Fizemos um curto programa de voluntariado e aproveitamos pra fazer arte e praticar yoga, além, obviamente de comer deliciosas comidas vegetariana!
 

\"\"

Esse templo é um truli, típica construção do Peru que é anti-sísmica,lá construída com barro, aqui está sendo construído com pedras, material local.

\"\"

No canto da mesa se pode ver Leti e Carol e do outro lado Donna e Lucile!

 

Assim que depois de alguns dias em Varsana deixamos nossa amiga Lucile seguindo no voluntariado e fomos a Bogotá onde nos despedimos da nossa querida Carol. Eram dias de descansar um pouco, trabalhar no computador e principalmente desfrutar a visita da Tia Donna que estaria mais um par de dias conosco.

Estamos felizes e cheios de amor depois de partilhar tanto com essa família linda, e cantando as lindas canções que a gente aprendeu na Juanita. E talvez aprenderemos a tocar-las no Ukelele que a Kati esqueceu com a gente!!

Seguimos na Colômbia, cada vez mais cheios de aventuras (a próxima será a nossa novela com a Minhoca e a ADUANA-DIAN). A Colômbia é um país lindo, muito diverso e intenso e nossa vida não acalmou nem um minuto desde que chegamos aqui... Pois que assim seja!!

Muuito, mas muito mais novidades em breve!

Kare Krishna,
Leti e Ryan
 

Copyright © 2022 Común Tierra. All rights reserved. Developed by dzestudio. Updated by Hellice