Comun Tierra

Uma Exploração de Comunidades Sustentáveis na América Latina.

Você está em:

Blog

Na Estrada no Rio Grande do Sul

Postado há 8 anos
anterior proxima
Filmando em Morada da Paz Filmando em Morada da Paz
Um grupo de visitantes para Minhoca Um grupo de visitantes para Minhoca
Oficinas na Morada da PAZ Oficinas na Morada da PAZ
Noite de filmes com Común Tierra no Curso de Permacultura, Arca Verde Noite de filmes com Común Tierra no Curso de Permacultura, Arca Verde
Nos canyons, na estrada! Nos canyons, na estrada!
Compartilhando filmes e histórias Compartilhando filmes e histórias
Arca Verde Arca Verde
Arca Verde vista de cima Arca Verde vista de cima
Preparando almoço na Arca Verde Preparando almoço na Arca Verde

Depois de algumas semanas de atividades na área de Porto Alegre com Común Tierra, partimos para explorar um pouco do Rio Grande do Sul e algumas das comunidades sustentáveis na região. Existem muitos projetos e comunidades nessa região do Brasil, mas por causa da nossa gravidez, tivemos que ser seletivos e visitamos somente 3 comunidades, de antigos amigos, nessa rota:

 

Nova Santa Rita: Comunidades agro-ecológicas assentadas do MST

Nossa primeira parada foi para visitar os amigos agricultores Olair e Gorete no sitio da sua família em Nova Santa Rita. Olair é agricultor gaúcho desde pequeno, e sua esposa Gorete é professora, mas os dois passaram muitos anos como ativistas do MST (Movimento Sem Terra), Olair e Gorete conseguiram uma parcela de terra e decidiram assentar-se na região, mudando-se com cerca de 50 outras famílias assentadas do MST para Nova Santa Rita. Vinte e dois anos mais tarde, e eles ainda vivem na terra, produzindo cultivos agro-ecológicos que vendem nos mercados orgânicos de Porto Alegre com outros agricultores na área.

Há vários anos conhecemos essa família, na feira da cultura ecológica de Porto Alegre onde já trocamos sementes, comemos seus produtos e partilhamos com eles. Assim que foi ótimo finalmente ver seu sitio com tanta produção! Além disso, nós aprendemos mais sobre seus antecedentes com o MST, e foi seu envolvimento que vem de muitos anos. Em breve vamos editar um vídeo sobre sua história.

Olair preparando a colheita para o mercado ecológico

O Movimento dos Agricultores Sem Terra é um dos maiores movimentos sociais do mundo, com uma estimativa de 1,5 milhões de membros em todo o Brasil. Como um movimento gigante, onde existem muitas famílias, nem todas são tão enraizadas como Olair e Gorete com esse sucesso, cultivando agro-ecologicamente, mas seu caso não é um caso isolado. Através de seus depoimentos e histórias de muitos anos, aprendemos muitos casos onde o MST ajudou a redistribuir a terra de modernos barões da terra para as agricultura familiar a famílias que cultivam em menor escala, em um processo que funciona muito como uma reforma agrária. Diversas famílias cultivam de forma sustentável e organizam-se em cooperativas para venda. O Rio Grande do Sul tem vários assentamentos do MST em regiões diferentes. Você pode ler mais sobre o MST no seu site oficial.

Além das extensas áreas de cultivo para auto-consumo e para levar ao mercado, essa família tem várias agro florestas crescendo uma grandíssima diversidade próximas da sua casa. De seus três filhos, dois são agricultores orgânicos, e uma trabalha em um sitio de pesque e pague na região.

Tivemos uma ótima visita, conhecendo seu estilo de vida, de muita devoção a terra, a família, ao trabalho. Estivemos filmando, dando uma mão aqui e ali, comendo comida deliciosa, e trocando algumas novas variedades de sementes crioulas para plantar.


Ecovila Morada da Paz

Os participantes do Acampamento de Verão na Morada da Paz

Nossa próxima parada não foi longe:  Morada da Paz, uma comunidade budista afro-brasileira no município de Triunfo. Já visitamos essa comunidade antes, sem a Minhoca numa visita ao Brasil em 2014, e mantivemos contato ao longo dos anos, por isso foi uma parada importante para nós.

Morada da Paz é uma comunidade de 20 habitantes (10 adultos, 10 crianças) com grande foco nas crianças, e no resgate e celebração da cultura afro-brasileira. Eles praticam uma espiritualidade que integra culturas afro-brasileiras e budismo e outras filosofias para criar uma base única e vibrante para a comunidade vida. É uma comunidade que tem um grande poder e força feminina presente.

Aula de Capoeira no Acampamento

A nossa visita coincidiu com um acampamento de verão anual que a Morada organiza de forma solidária para suas crianças e outras da região. Durante esse ano participaram 50 crianças e acompanhamos o evento e oferecemos uma atividade de visitas de crianças a Minhoca. Foram mais de 45 visitantes entre crianças e adultos!

Alguns dos visitantes chegando na Minhoca

Sucos a pedal!

Estando nesse ambiente Ryan recordou do acampamento de verão onde passou parte de 12 verões no norte da Califórnia: O Acampamento Winnarainbow, que também está numa comunidade intencional e trabalha com educação comunitária e circo.

Estivemos somente por duas noites no projeto, mas foi uma curta e impactante visita conectando com velhos e novos amigos da Morada da Paz!

Ecovila Arca Verde

Finalmente chegou a hora de ir até a Serra Gaúcha, uma região montanhosa que cobre uma grande parte do Brasil meridional. Nosso destino: Arca Verde, um ecovila as aforas de São Francisco de Paula, fundada em 2005.


Árca Verde é uma comunidade vibrante e jovem de 10-15 residentes e um número de voluntários, situada no coração do território Araucária.

Já havíamos visitado essa comunidade quando Leticia veio ao Brasil em 2013 para o Encontro do CASA Sul. E foi uma grande alegria reencontrar amigos e conhecer os processos de transformação atuais do projeto. Compartilhamos as refeições com os membros da comunidade, e ajudamos em atividades diárias dos do projeto. Na Arca Verde os membros têm uma economia parcialmente compartilhada: contribuem com seu trabalho para o projeto 4 horas ao dia pela manhã, para manter o projeto comunitário e têm as tardes livres para que todos possam fazer outros projetos e atividades. A comunidade cultiva bastante alimentos no local, especialmente perenes, e realiza uma série de cursos e oficinas durante todo o ano que são parte de sua economia comum.

Aula de Permacultura para os visitantes

No terceiro dia da nossa visita, um grupo de mais de 30 alunos chegou para um Curso de Permacultura de 5 dias (época do carnaval), estivemos conhecendo o grupo, e contribuindo com alguma atividades: demonstração de Bici-Máquinas, visitas na Minhoca e uma noite de cinema com apoio de Común Tierra, onde vimos vários filmes e conversamos sobre projetos na América Latina.

Sucos de bicicleta no curso de Permacultura!

Todas as três visitas foram agitadas e muito divertidas, de todas saímos com vontade de ficar mais! Mas com a barriga de Leticia crescendo aparentemente todos os dias, nós sabíamos que tínhamos de continuar movendo em direção a Santa Catarina para iniciar a procura de um lugar para receber nosso bebê e viver nos próximos meses. Mesmo assim, foi uma pequena despedida dessa fase na Minhoca por agora, sabendo que não estaremos rodando na estrada, pelo menos por um tempo, nos meses seguintes ao nascimento do bebê, e que entraremos numa nova viagem.

Estaremos editando muitos vídeos por esse tempo de pausa na rota e fazendo algumas atividades na região de Santa Catarina... Mais notícias virão em breve!

Com amor,

Ryan, Leti e nosso bebê na barriga

Cânion Fortaleza, Cambará do Sul, RS, Brasil

 

Imagens extra: Priscilla Arroyo

Copyright © 2024 Común Tierra. All rights reserved. Developed by dzestudio. Updated by Hellice