Comun Tierra

Uma Exploração de Comunidades Sustentáveis na América Latina.

Você está em:

Blog

RENACE apresenta CASA Colombia: Tecendo Redes Sustentáveis

Postado há 10 anos

Para ver o vídeo sobre CASA Colombia veja no final do post, ou no nosso canal do YouTube)

Uma das questões fundamentais das ecovilas é criar relações com outros projetos e a sociedade em geral. Muitas pessoas que pensam em mudar a sua vida para viver no campo ou numa ecovila pensam que podem entediar-se, sentir-se afastados da sociedade, ou que simplesmente é muito difícil viver em movimentos que não seguem o capitalismo. Por isso, é muito importante criar rede entre esses projetos para poder inspirar, apoiar, aprender e ensinar, criando o senso de movimento e ampliando o significado do trabalho de cada um. Ser parte de uma grande família de pessoas e iniciativas que buscam um mundo melhor unidas ajuda a avançar em tempos difíceis, e fortalece a esperança para o mundo que queremos.

Por estas e outras razões, as redes de comunidades sustentáveis são um tema encontrado em todos os países da nossa viagem, com diferentes formas e contextos. Chegando na Colômbia, depois de dois anos viajando com o Projeto Común Tierra, encontramos a Rede de Ecovilas mais ativa até então: RENACE Colômbia, rede fundada em 2000, que desde 2006 vem organizando o encontro anual de comunidades sustentáveis e alternativas "Llamado de La Montaña".

\"\"

RENACE surgiu buscando reconhecer os esforços de alternativas sustentáveis na Colômbia, e ver suas necessidades para criar ferramentas de apoio entre os projetos. Nos últimos anos, muitos projetos foram recebidos pela rede, e o movimento está crescendo de forma saudável com seu apoio no país.

A rede não tem diretores, o sistema de organização criado por seus membros define um grupo de pessoas que formam o "grupo motor", e estes são responsáveis pela manutenção do fluxo de atividades e energia para manter a rede viva. Oficialmente a Rede tem duas reuniões anuais, uma interna, para membros, e uma aberta ao público, o “Llamado de la Montaña”.

\"\"

Outras estratégias para membros relacionarem-se é facilitando a política de visitas entre projetos: um membro de uma ecovila pode visitar a outra ecovila ou eco-projeto sendo recebido “como irmão” tendo benefícios e tarifas diferentes que um visitante normal. Eles também têm uma moeda alternativa, a Montaña, que funciona como alternativa monetária ao Peso Colombiano circulando durante reuniões e eventos.

\"\"

Voluntários fazendo arepas na Ecovila Anthakarana

RENACE também criou acordos para padronizar políticas de voluntariado no país. Um voluntário tem os mesmos requisitos de trabalho e tarifas (para cobrir refeições e alojamento) em qualquer Ecovila ou Eco-Projeto da Rede Isso torna mais fácil para os viajantes aderir ao movimento e participar de projetos diferentes.

Incubadora de Ecovilas

RENACE, juntamente com a Rede de Ecovilas da Espanha, criou a “Incubadora de Ecovilas” uma espécie de workshop para pessoas que estão formando um novo projeto, consultarem membros de projetos com longa experiência. A Incubadora funciona com uma imersão de alguns dias onde oferecem atividades e atendimento personalizado para cada projeto, refinando a visão e dando conselhos práticos para que todos sejam melhores sucedidos, evitando erros “de primeira viagem”. Para mais informações, visite: incubadoradeecoaldeas.blogspot.com.

\"\"

CASA - Conselho de Assentamentos Sustentáveis das Américas

Em 2012, o Llamado de La Montaña expandiu seu formato nacional para internacional organizando o Primeiro Encontro Ibero-Americano de Ecovilas, com 500 participantes de 27 países. Neste caso, se formou uma nova Rede, a CASA, Conselho de Assentamentos Sustentáveis das Américas, rede continental que está sendo auto-gestionada das bases, com versões nacionais em cada país. CASA é uma nova rede de sustentabilidade que inclui muitos projetos comunitários ecológicos: Ecovilas, Eco-bairros e Povos de Transição, Eco-Caravanas, Projetos de Permacultura e Sítios Integrais, além de ONGs que trabalham com sustentabilidade de uma base comunitária.

\"\"

Na Colômbia, RENACE segue como rede nacional de ecovilas, e trabalha para coordenar a criação de CASA Colômbia, expandindo suas atividades, integrando mais projetos comunitários ecológicos, para fortalecer o tecido de sustentabilidade no país.

Assim, no ano de 2013, o “Llamado de La Montaña” terá quatro encontros regionais para fortalecer organizações locais. O evento vai acontecer nas regiões com mais atividades de projetos na Colômbia: Cauca, Medellín, Eixo Cafeteiro e área de Bogotá, e suas reuniões serão paralelas, em janeiro de 2013. Assim, se tens interesse ou estás envolvido em algum Eco-Projeto, essa é uma oportunidade para conhecer a rede local e nacional! Informações sobre os encontros de 2013 estão no site do RENACE: www.ecoaldeasdecolombia.org.

Para mais informações sobre projetos que fazem parte da rede, você pode conferir nosso mapa de Común Tierra na Colômbia, com os 12 projetos visitados durante nosso recorrido pelo país. 

Vejam aqui o vídeo que produzimos sobre CASA Colombia:

 

\"\"

Saudações de paz e de fraternidade, tecidas com amor,
Ryan e Leti

Copyright © 2022 Común Tierra. All rights reserved. Developed by dzestudio. Updated by Hellice