Uma Exploração de Comunidades Sustentáveis na América Latina.
Gente querida,
Escrevemos pra contar sobre uma coisa muito legal que está rolando em Florianópolis, o Banco de Tempo! Um banco de tempo é um espaço de troca de serviços, intercâmbio de talentos, valorizando igualmente o tempo das pessoas, sem o uso de dinheiro. Este banco valoriza igualmente uma hora de serviço de qualquer atividade, seja uma consulta médica, uma massagem, uma hora na cozinha ou na horta. Outro elemento é que nunca pode utilizar dinheiro em atividades de intercâmbio, o "pagamento" só pode ser em horas. Por exemplo, se João contrata Ana para reparar um telhado da sua casa, e o trabalho leva 4 horas, o João paga 4 horas pro banco. Logo, Ana pode usar suas 4 horas em outros serviços oferecidos por todos os membros do banco de tempo.
Um tipo de iniciativa com sucesso em muitas partes do mundo e parte de um novo paradigma, de que nosso tempo é o bem mais precioso que temos!
O banco de Florianópolis iniciou há poucos meses mas tem crescido muito rápido! Por isso houve um primeiro encontro para reunir participantes, explicar o funcionamento, trocar talentos e celebrar a abundância! Onde cada um presenteia a outro com aquilo de mais valioso que temos: nosso tempo!
O encontro teve oficinas de arte, música, yoga, bio-construção, terapias...
Nós, Leti e Ryan, apoiamos o evento oferecendo atividades de grupo no encontro, facilitando espaços para interação. Foi muito bacana!
Dinâmicas de Integração
Vemos que aqui em Florianópolis tem um movimento alternativo interessante crescendo e o banco está sendo um ótimo espaço para reunião de pessoas. Todos ricos! De talento e tempo!
Agradecemos a todos organizadores principalmente Geovana e Gilberto e partilhamos um video do evento produzido pela Vento Sul aqui:
Nós estamos utilizando muito o banco, fazendo vários intercâmbios: preparando hortas, dando aulas, mentoría, facilitação... ao mesmo tempo já recebemos massagens, corte de cabelo, tivemos uma babá para nossa bebê... Se quiser conhecer e participar, entra no grupo do facebook aqui.
Que bom ter uma poupança no banco mais valioso que existe: o do tempo!
Com muita gratidão.
Leti, Ryan e Anahí