Comun Tierra

Uma Exploração de Comunidades Sustentáveis na América Latina.

Você está em:

Blog

Celebrando 5 Años de Común Tierra: Recapitulando nuestro 4º año de viagem!

Postado há 9 anos
anterior proxima
Dragon Dreaming em El Manzano! Dragon Dreaming em El Manzano!
Cata de EcoEscuela Vivencial filmada para televisión Cata de EcoEscuela Vivencial filmada para televisión
Apresentação na Feira Orgânica de Santiago, Chile Apresentação na Feira Orgânica de Santiago, Chile
Entrevista em Janajpacha, Bolivia Entrevista em Janajpacha, Bolivia
Ana do Projeto El Peregrino, Argentina Ana do Projeto El Peregrino, Argentina
Voluntárias em El Manzano Voluntárias em El Manzano
Workshops para crianças com necessidades especiais GranJardin Workshops para crianças com necessidades especiais GranJardin
Leti apresentando na Conferência GEN, Suiça, 2013 Leti apresentando na Conferência GEN, Suiça, 2013

Olá queridos amigos!

Nos reencontramos para mais um post celebrando  5 anos de caminho com o Projeto Común Tierra. Por isso seguimos recapitulando cada um dos 5 anos dessa viagem. Celebramos esta vida de aventuras e bençãos pelos caminhos sustentáveis da América Latina. Já partilhamos a retrospectiva do nosso primeiro, segundo e terceiro ano. Esta semana veremos o quarto ano do Común Tierra

COMÚN TIERRA: 4º  Ano
"PENSANDO GLOBAL E ATUANDO LOCAL NO CONE SUL DO CONTINENTE!"


PERÍODO: 16 de Maio, 2013 – 15 de Maio, 2014

Países: Bolivia, Argentina, Chile (com uma parada na Suiça outra no Quênica, África!) 

BOLIVIA

A Bolívia é um país lindo e intenso, que deixa uma forte impressão em todos os que visitam. Depois de nossos cinco meses de visita, ainda sentimos na Bolívia um lugar misterioso, que ainda não terminamos de explorar e entender.

No início do nosso quarto ano, ainda estávamos na Bolivia, no coração da Cordilheira dos Andes, maravilhados com as culturas andinas, ainda acostumando-nos a viver nos vastos, fascinantes e desafiadores ecossistemas do Altiplano.

Uma coisa que nos surpreendeu é como o povo boliviano está sempre se manifestando, dando sua voz, indo às ruas. Eles não têm medo de expressar suas opiniões e fazem muito movimento para resistir a injustiças. É por isso que antes de qualquer longa viagem na Bolívia é bom se certificar de que nenhuma greve ou bloqueio vai acontecer na estrada que você vai viajar! Um dia estávamos em caminho para uma passada a fronteira do Peru e renovar nossos vistos, e soubemos que uma das duas fronteiras com o Peru estava fechado por bloqueio há muitos dias! Que viva a resistência do povo! 

A Bolívia é um dos países mais indígena na América Latina, e a cultura andina é muito forte aqui. A vestimenta, cultura, tradições, a língua Quéchua e Aymara, o “charchar” (mastigar) e as oferendas com a folha sagrada de coca, tudo segue vivo aqui obviamente, ainda que com a pressão da modernização que ainda que mais lentamente, também chega. Ainda que algumas das comidas típicas do país já tenham se tornado um produto inacessível para as pessoas pela sua oferta ao mercado externi. Quinoa é um exemplo. Por milênios tem sido parte integrante da dieta andina da Bolívia, mas agora com o preço subindo no mercado de exportação (causado por exportações para a Europa, Estados Unidos e outros países) é muito cara para a maioria das pessoas locais das montanhas Andinas, consumir. É realmente chocante estar no país de uma cultura e ver como poucas pessoas que produzem consomem! Em famílias de agricultores, muitas vezes, nós comemos sopa de arroz ou macarrão que são mais baratos pois eles vendem a quinoa, que é mais cara.

Essa senhora vende tudo… tudo menos Quinoa!

Logo após nossa chegada na Bolívia, enquanto estávamos visitando projetos em Cochabamba, recebemos boas notícias: Letícia foi selecionada para participar da Conferência da Rede Global de Ecovilas como representante da Rede CASA. Então Ryan seguiu visitando projetos locais em Samaipata enquanto a Leti viajou para a Suíça, fazendo uma apresentação em sessão plenária sobre o movimento de Eco-Caravanas na América Latina, participando em muitas reuniões, mostras e atividades, fazendo seu segundo contato pessoal com a Rede GEN (o primeiro foi na Rio+20). 

 Imagina o ‘shock cultural’ que teve Letícia saindo da Bolivia DIRETAMENTE pra Suiça?

Logo depois de voltar a Bolívia, soubemos que Sérgio, pai de Leticia estava em risco de vida. Demos uma pausa na viagem e fomos direto ao Brasil. Sua morte acabou sendo muito rápida somente um dia depois da nossa chegada, e foi algo muito difícil e dolorido pra todos nós, especialmente para o núcleo familiar. Ficamos algumas semanas no Brasil pra acompanhar sua morte, sua família, sentir o luto e rezar.

Te amamos Sergio, e estás com a gente todos os dias!

Já de volta a Bolivia, ainda necessitávamos tempo pra digerir tudo, e repensar nosso planos um pouco. Uma mudança como essa é muito profunda na vida... Ao final nosso cisto já se acabava na Bolivia e seguimos rota para Argentina.  Nossos últimos dias na Bolivia foram conhecendo o Salar de Uyuni, uma experiência incrível que nos ajudou a ver a imensidão, meditar e aterrissar mais na Terra. A beleza natural de Uyuni é espetacular, e nos trouxe inspiração e cura, pra seguir em rota. Além de um espaço profundo com a Pachamama

 

ARGENTINA

Entramos na Argentina pelo Norte, e imediatamente observamos como o país é mais desenvolvido que a Bolivia. Estivemos um tempo na região de Salta até que fomos  na Terceira Convergência Argentina de Permacultura, un evento nacional que nos trouxe muitas conexiones, onde oferecmos oficinas e palestras, e tivemos umas semanas muito cheias de eventos posteriores na região. Veja um video da convergência aqui

Evento de Común Tierra na Convergência de Permacultura

Os meses que seguram foram muito ocupados: visitamos vários projetos pela região de Mendoza, organizamos trocas de sementes, oficinas e noites de Eco Cinemas e também estivemos participando da rádio e televisão local

Grandes momentos incluíram a visita ao El Peregrino,um dos projetos mais auto-suficientes em alimentação da viagem, que também é uma força da Biofeira local e do movimento agro-ecológico de Mendoza! Também fizemos varias oficinas no Centro de Permacultura GranJardin para jovens com necesidades especiais, uma excelente experiência para nosotros.

Outro evento emocionante foi a construção do nosso forno solar para a Minhoca! Nossos amigos da El Tilo Taller Permacultural nos ensinaram muitas técnicas para a concepção de fornos solares, e lideraram a construção, que ajudamos com alegria. O forno é um total sucesso, chegando a temperaturas de 135 graus Celsius, e cozinhando muitas refeições deliciosas! Algo que trouxe um monte de economia, zero emissões e ótimo exemplo de sustentabilidade pra nós. Assista ao vídeo abaixo que explica como construir um! É muito fácil e duradouro! 


MAMA ÁFRICA!

Leticia este ano foi nomeada para a para o cargo de Representante da América Latina da Rede CASA no Conselho (Board) da Rede Global de Ecovilas (GEN), e nós que já vínhamos a quase dois anos trabalhando para o CASA, começamos a contribuir cada vez mais também para o GEN. Em seguida, Leti foi convidada para a Conferência GEN África, no Quênia, onde trabalhou para fortalecer a conexão entre a América Latina e a rede Africana. 

Participantes do Encontro de GEN-África

Video que produzimos sobre o evento


Agora avançamos mais um nível de ativismo: a nível local, nacional, continental (CASA) e global (com GEN)! Muitos círculos concêntricos! Este foi um grande ano para nós, com muita aprendizagem, e muito, muito trabalho e entrega em sua maioria voluntária. E estamos felizes em tê-lo feito, é verdadeiramente inspirador e poderoso poder ser parte de um grande movimento tal e ver como ele está presente em todo o mundo!

 

CHEGANDO NO CHILE

No início de 2014, chegamos no Chile para explorar um novo território. Ficamos os próximos 4 meses neste país longo e fino onde conhecemos uma parte.

 

Mais uma vez, a passagem para um novo país marcou uma mudança cultural não somente no peculiar sotaque "chilenés" mas também na visão de mundo. Somente a fronteira já é famosa por ser uma experiência intensa pra chegar ao Chile, tem controles de alfândega muito estritos, os mais fortes de todo o Continente! Essas são algumas marcas que a ditadura do Chile deixou, ainda que finalizada há 25 anos, tem algumas práticas restritivas desse período que seguem. Mas o Chile é um dos países da América Latina com crescente movimento de ativismo em permacultura e Ecovilas, com algumas referências importantes na Permacultura. Visitamos muitos projetos envolvendo membros da Rede nacional de Ecovilas, Ecochile, e também participamos do seu Encontro Nacional de Ecovilas em 2014 na Ecovila Pailimay. Nós também visitamos alguns de projetos que não estão na rede, mas são muito interessantes como “Blowing in the Wind”, uma comunidade 'não intencional', onde vivem bio construtores, ativistas, sementeiros, artistas e educadores. 

Minhoca estacionada num Earthship (Nave Terra) nas aforas de Valparaiso, Chile 

Também visitamos muitos projetos de Permacultura que se concentram mais na educação, incluindo Ecoescuela Vivencial Quillota em Transição e Escoescuela El Manzano, que tem uma grande produção orgânica e transformador e programa de educação (El Manzano é a base para Gaia U Latina, oferecendo graduação e mestrados em desenho regenerativo). 

Uma apresentação que fizemos durante uma oficina sobre energia alternativa e motor movido a água na região central do Chile.  

Foi no Chile que recebemos nossa primeira formação em Dragon Dreaming, uma metodologia para o desenho e implementação de projetos com base na ecologia profunda e teoria de sistemas. Uma ferramenta que nos tocou profundamente, a qual estamos incorporando práticas nos nossos projetos e difundindo esta prática.

Chile em algumas regiões é cheio e intenso, especialmente durante o verão (época que estivemos lá) nas zonas de praia, mas conseguimos fugir da rota e encontrar muitas áreas de campo tranqüilas, onde era fácil acampar perto de muitos vulcões. 

 

CELEBRANO 4 ANOS DE COMÚN TIERRA!

Foi exatamente no dia que celebramos nosso 4rto aniversário (15 de maio) que retornamos à Argentina pela estrada "Los Caracoles", uma das mais loucas certamente já viajamos pela América Latina. Subimos desde o nível do mar até mais de 3.200 metros em alguns quilômetros! Uma subida perigosa e cheia de curvas onde tivemos a sorte de sairmos bem com a forte Minhoca e ainda ver a neve! Aqui pode ver o post. E saudamos a grande montanha Apu Aconcagua, como sempre, deixando uma pequena oração e oferenda para a presença mais antiga na região sul.

Indo para o outro lado do cume, tivemos uma festa no Granjardín em Mendoza para comemorar os 4 anos de Común Tierra revendo alguns amigos da área. Realmente se sentia como um fato importante! Por isso, decidimos produzir um vídeo para celebrar estes quatro anos e comemorar com você:
 

 

E assim, começamos um novo ano, o quinto ano do projeto, com horizontes ampliados, conexões globais e a meta de chegar ainda mais longe... ao extremo sul do continente, além de fazer uma Tour do Projeto pela Europa! Publicaremos a recapitulação de 5 Ano, trazendo até o momento presente... Não perca!

Bênçãos,
Ryan e Leticia
 

Copyright © 2025 Común Tierra. All rights reserved. Developed by dzestudio. Updated by Hellice