Comun Tierra

Uma Exploração de Comunidades Sustentáveis na América Latina.

Você está em:

Blog

Común Tierra chega na Terra do Fogo!

Postado há 9 anos
anterior proxima
Minhoca andando nas geleiras! Minhoca andando nas geleiras!
Murais sobre Yámanas, povos indígenas do Ushuaia Murais sobre Yámanas, povos indígenas do Ushuaia
zorros no parque nacional do Ushuaia zorros no parque nacional do Ushuaia
Glaciar Perito Moreno, Calafate Glaciar Perito Moreno, Calafate
Amiga que nos recebeu na Nave Terra! Amiga que nos recebeu na Nave Terra!

Há quase cinco anos, estamos viajando para o sul.

Da Califórnia para o México... em seguida, Guatemala, El Salvador, Honduras, Nicarágua, Costa Rica... atravessamos o Canal até a América do Sul, chegamos na Colômbia... então seguimos entre a costa do Pacífico e os Andes do Equador, Peru, Bolívia, Argentina, e Chile...

Sempre caminhamos para o sul, tanto que a Patagonia e Tierra do Fogo quase pareciam destinos míticos. Seríam realmente alcançáveis?

Não é por nada que a Terra do Fogo é conhecida como "o fim do mundo", é o ponto mais autral, não somente do continente americano, mas de todas as massas terrestres do Planeta, antes do Polo Antártico.

Assim que com infinita alegria, chegamos ao sul!! No "Fim do Mundo", terra de montanhas e geleiras, baleias e pinguins! Viva!

Tivemos experiências maravilhosas nesses climas extremos, conhecendo o gelo e geleiras como nunca antes! Locais de imensa beleza, onde você sente o poder da natureza de forma tão forte e peculiar.


Assentamentos Sustentáveis ​​do "Fim do Mundo"?

Na cidade de Ushuaia, "a cidade mais austral do mundo", nos surpreendemos ao descobrir que o município financiou a construção de um "EarthShip" (Nave Terra)  para mostrar diferentes técnicas de bio-construção e tecnologias sustentáveis que podem ser aplicadas nesse clima.


A "Nave Terra" utiliza um projeto de construção e orientação que faz desnecessário o uso de ar condicionado ou calefação, num clima tã frio como o Ushuaia, o que é um grande sucesso! Além disso, é auto-suficiente em eletricidade e água, e ainda permite cultivar um pouco de comida dentro (e fora) da própria casa!

Ele também foi o primeiro "EarthShip" 100% financiado por um município (e tem seus trabalhadores empregados pelo município também), um modelo interessante que permite que a comunidade local aprenda novas técnicas e tecnologias em construção natural nas demostrações e workshops que acontecem no espaço.

Durante o mês de março, outra Nave Terra será construída em El Bolsón, mais ao norte da Patagônia Argentina, em formato de workshop: Para mais informações visite: www.earthship.org/patagonia.

Para mais informações gerais sobre o "EarthShip", visite: www.earthship.org.

Despois de todo este camino, estar aqui é realmente muito emocionante. Ainda que Común Tierra siga a viagem e projeto, temos uma sensação de dever cumprido, uma meta alcançada que marca um novo momento em nossa viagem: Chegando ao sul, agora rumamos para o norte, para o Brasil!! 

Aproveitamos esta oportunidade para expressar a nossa gratidão ao universo pela oportunidade de trabalhar nessa tão bela Abya Yala, na nossa América Mestiça, e cheia de cores. E sabemos que todos os nossos amigos se unem a nós nessa "distância tão próxima" que é nossa casa latinoamericana.

Abraços do Sul,

Ryan e Leticia

Copyright © 2025 Común Tierra. All rights reserved. Developed by dzestudio. Updated by Hellice