Uma Exploração de Comunidades Sustentáveis na América Latina.
Somos gratos pela oportunidade de ter participado do curso de Educação para Desenho de Ecovilas (EDE) em Damanhur, Itália, Agosto de 2014. A experiência aprofundou nossa compreensão sobre a vida em comunidade e da organização e desenho de ecovilas, além de muitos outros aspectos importantes a considerar para viver em comunidade.
AS 4 DIMENSÕES DA EDUCAÇÃO GAIA
O EDE foi um curso criado há 10 anos por Gaia Education, numa ocasião que reuniu muitos ativistas de comunidades internacionais para co-criar um currículo que iria apoiar as pessoas a viver em ecovilas. O EDE segue uma estrutura de aprendizagem guiada pelas quatro dimensões da sustentabilidade: ambiental, econômica, social e cultural (visão de mundo). A tabela a seguir mostra alguns dos principais temas abordados em cada dimensão:
O curso oferece uma semana em cada dimensão com um projeto de desenho incorporado ao currículo que é tecido através de cada uma das quatro dimensões. Assim, os participantes ganham um olhar mais profundo e mais holístico em muitos aspectos da vida da comunidade, e se beneficiam da sabedoria coletiva compartilhada por muitos experientes membros de ecovilas, e do lugar que realiza o evento. Os alunos trabalham com um pequeno grupo para desenvolverem seu projeto através das quatro dimensões, levando esses diferentes aspectos para prática.
Alguns conteúdos são ensinados por meio de apresentações e palestras, mas sempre que possível, o EDE ensina demonstrando ou fazendo. Visitamos hortas, examinamos sistemas de tratamento de água, conhecemos sistemas alternativos de energia, saúde e educação, fizemos exercícios práticos, como World Café, Open Space, Fórum, refletimos e praticamos sociocracia (dirigido por Ryan), e ao mesmo tempo, construímos com fardos de palha, fizemos desenhos de permacultura e celebramos com o grupo ... foi um mês agitado!
Apresentando o nosso projeto de Permacultura em grupo: Ecovila no Brasil!
Estudando um sistema de tratamento de água em “Porta della Luna”
CONSTRUINDO COMUNIDADE
De certa forma, o curso também “cria uma comunidade temporária” através de dinâmicas que geram ritmos e aprofundam o trabalho de grupo, passando por diferentes fases durante todo o mês. O fato de viver juntos, trabalhar juntos e apoiar uns aos outros através de diferentes experiências também oferece aos participantes a oportunidade de praticar essas ferramentas sociais e aprender na prática, com uso de comunicação não-violenta e uso de liderança compartilhada
Fazendo arte colaborativa. Começamos trabalhando com argila ...
...E então pintamos juntos e combinamos tudo numa bela mandala!
O Educação GAIA foi uma experiência muito gratificante e transformadora para todos nós que tivemos o privilégio de participar!
O curso também foi uma imersão incrível no trabalho e filosofia da Damanhur, esta comunidade fascinante no norte da Itália.
SOBRE A COMUNIDADE DAMANHUR
Damanhur é uma das maiores comunidades intencionais no mundo, com cerca de 700 residentes e 1.000 membros completos, e mais centenas de membros e colaboradores.
Fundada em 1974 por um grupo liderado por Oberto Airaudi, Falco, a comunidade foi formada em torno da visão de co-criar uma nova sociedade para explorar as filosofias esotéricas e espirituais e implementá-las através de uma vida comunal. Ao longo dos anos, a comunidade tornou-se a sua própria sociedade com o seu próprio calendário, sistema monetário, língua, rituais, constituição e os famosos "Templos da Humanidade" (belos e artísticos templos sagrados construídas à mão pelos habitantes, dentro uma montanha).
Depois de passar por muitas fases, Damanhur é hoje é uma "Federação de Comunidades" onde existem núcleos (pequenas comunidades de 20-25 pessoas que são interligadas. Alguns vivem em territórios diferentes (num raio máximo de 15 km), e compartem algumas áreas centrais, e cada núcleo é responsável por um papel no atendimento da grande federação de comunidades. Estas funções incluem agricultura orgânica de larga escala, relações públicas, a experimentação de tecnologias adequadas, cuidado dos Templos da Humanidade, etc.
Além disso uma série e atividades (sociais, espirituais, de trabalho, etc) interconectam e ligam os membros residentes num sistema fascinante e complexo de relação.
Foi muito interessante pra gente poder conhecer em profundidade uma comunidade de tão larga escala e tão complexa. Sem dúvida, a experiência de Damanhur é preciosa e seus conhecimentos sobre a convivência humana muito válidos. E, dada a incrível hospitalidade da comunidade, não poderíamos imaginar um lugar melhor para tomar a EDE!
"Gente Espiritual de Damanhur", estamos lá!
No último dia do nosso curso, Damanhur comemorava seu aniversário de 40 anos com diversas festividades, rituais e eventos. Pensando sobre o sonho que temos que criar uma comunidade, e imaginar tudo o que pode acontecer em 40 anos, é muito emocionante... Uma coisa é certa: estamos definitivamente prontos e preparados para essa possibilidade!
Gratidão a Gaia Education, Damanhur e especialmente a Macaco Tamerice por toda organização e carinho, além é claro, de todos os outros professores, assistentes, e nosso grupo de 14 participantes EDE!
Até a próxima!
Ryan e Leti
PS: Para um olhar mais aprofundado no material abordado no EDE, você pode baixar uma revista produzida por Léia Vita aqui (apenas em Inglês).
Web Educação Gaia: www.gaiaeducation.org
Web Damanhur: www.damanhur.org