Uma Exploração de Comunidades Sustentáveis na América Latina.
Assim são as sincronicidades da vida. Em frente a um restaurante num pequeno povoado próximo das ruínas de Calakmul fizemos uma parada para acampar e decidir nosso rumo a Chiapas, sem saber se partíamos naquele dia ou ficávamos. Estávamos pintando o carro e decidimos dar uma pausa quando parou um imenso ônibus branco com uma imagem de Quetzalcoalt pintada. Era estranho, pois nesse povoado não tinha nenhum turista... porque era o ônibus do Projeto Biotu!
Algumas vezes escutamos sobre o Projeto Ecológico Biotu em nossas andanças pelo México, um ônibus que anda a biodiesel dirigido por jovens mexicanos que expõem eco técnicas e fazem workshops educativos por todo país.
Por ser um projeto móvel, nunca pudemos conhecer-los pessoalmente, assim que, surpreendidos pela sincronicidade fomos nos apresentar aos integrantes. Fernando, Domingo, Su (fundadores do projeto) junto com a amiga Katie que colaborava temporalmente, eram mais um grupo de jovens idealistas como nós, que buscam fazer alguma diferença no rumo de sustentabilidade. Amigos e família que nos identificamos imediatamente.
Ali fomos conhecer o ônibus, um remodelado de uma empresa mexicana que aceitou a proposta do grupo e adaptou um modelo para girar em biodiesel feito a partir de azeite de cozinha queimado, (exemplo tão exitoso que vem modificando toda a frota de ônibus da empresa para esse combustível renovável). Quetzalcoalt, como se chama, é a casa do grupo e tem por dentro diversas eco técnicas expostas, como: banheiro seco, composteiro, painéis solares como fonte de energia, cultivo de ervas e alimentos dentro do espaço além de uma linda decoração feita a partir de bambu.
Cultivos Internos
Banheiro Seco
Interior do Onibus
Felizes de conhecer o projeto de forma tão inesperada, decidimos seguir o sinal do universo e conhecer mais das atividades do projeto tão inovador no México. Saímos juntos em caravana por uma semana, participando de seus trabalhos e conhecendo mais profundamente sua proposta.
Biotu foi inspirado num projeto que Fernando participou nos USA, chamado BIOTOUR onde, por dois anos, viajaram num ônibus usando o mesmo tipo de combustível. A partir dessa experiência surgiu a idéia de implantar o projeto no México, seu país natal, com uma proposta mais educativa e envolvida com comunidades locais.
Por isso Biotu percorre hoje todo o país nesse ônibus demonstrativo de eco técnicas, fazendo workshops educativos com crianças, jovens e adultos ensinando práticas e técnicas sustentáveis.
Através de uma parceria do projeto com diferentes fundações eles têm um cronograma de visitas a serem realizadas por todo o país no período de um ano onde fazem educação ambiental. Em nossa Caravana tivemos a oportunidade de colaborar em um desses eventos em Comalcalco, Tabasco onde apoiamos workshops para mais de 150 crianças da comunidade, ajudando a trazer um pouco mais de conscientização aos pequenos.
Iniciando com uma aula de movimento, fizemos atividades lúdicas, práticas de yoga e capoeira, gerando interação entre os participantes.
Depois seguiu-se um workshop de arte e educação ambiental onde as crianças pintavam os 4 elementos e aprendiam sobre a importância do equilíbrio planetário.
“Bombas de semente” era a parte das atividades onde os pequenos misturavam areia, composta, cal e sementes de cultivos primários fazendo uma “bomba de fertilidade” que levavam para “atirar” nos solos, promovendo cultivos e biodiversidade.
Ensinamentos sobre reciclagem e montagem de camas de sementes foram etapas onde cada participante aprendia a fazer sua mescla de solo e sementes para montar sua própria “cama” com cultivos de alimentos que poderiam ser plantados em suas casas.
Após o evento, as crianças visitaram o ônibus conhecendo eco técnicas, aprendendo sobre meio ambiente e sobre esses diferentes visitantes que vivem em um “ônibus verde”.
Era bonito ver o impacto das ações nas crianças que olhavam curiosas e emocionadas para o ônibus querendo aprender sobre o meio ambiente e levando cuidadosamente suas sementes preparadas para serem plantadas por elas mesmas. Era muito clara a semente que foi plantada na sua consciência através da experiência que viveram nessa manhã de atividades.
Após o evento seguimos em caravana por alguns dias, vivendo em comunidade itinerante. Compartilhamos conteúdos e recursos de ecologia, trabalhamos juntos no nosso sistema solar, fizemos intercambio de sementes crioulas e partilhamos conhecimentos e experiências sobre a vida “caravanera”, além de muitos olhares curiosos nos povoados que visitamos.
Depois de uma semana tivemos que partir, seguindo nosso rumo em direção das ecovilas e projetos, mas continuamos inspirados e energizados por mais esse exemplo de jovens amigos que, assim como a gente, estão buscando na vida nômade e consciente, trilhar a estrada da sustentabilidade.
A estrada segue ainda mais verde!
Común Tierra e Biotu