Uma Exploração de Comunidades Sustentáveis na América Latina.
Querida Família!
Estamos felizes em compartilhar notícias de uma das principais atividades que Común Tierra organizou durante deste ano: O Encontro Continental da Rede CASA, ECCO 2015 na EcoAldea Feliz, Colômbia! Depois de 3 anos de serviço para CASA, nos colocamos o grande desafio de co-organizar a Segunda Cúpula Continental da Rede junto com uma equipe de membros! E nós tivemos um lindo encontro onde desenvolvemos estruturas e processos internos utilizando metodologias para a construção coletiva, trabalhando e aprendendo sobre sociocracia, fazendo cerimônias e práticas tradicionais além de muita celebração! Estamos felizes e orgulhosos dos resultados desta reunião e da forma que se está dando a nossa Rede. CASA vem criando uma plataforma de apoio e capacitação de agentes de mudança, para crescer de forma sustentável, com força e vida! Há um longo caminho a percorrer, e são muitos os desafios existentes no nosso trabalho como ativistas, mas estamos unidos e estamos em casa! AHO! Gratidão grande espírito pela comunidade, pela oportunidade de servir a Terra e sua gente, e por esta tribo dos irmãos do Abya Yala que juntos buscamos uma vida mais justa e sustentável! Juntos somos muitos!
Abaixo compartilhamos artigo escrito por Lucia Bategazzore que está no site do CASA:
"Cante, dance! esta é a sua casa!
CASA, o Conselho de Assentamentos Sustentáveis da América Latina, foi formado no Chamado da Montanha em Janeiro de 2012 para articular as redes de diversas iniciativas sustentáveis, tanto rurais como urbanas, familiares ou comunitárias, nômades, educativas, etc. que crescem dia a dia na América Latina e no mundo, contribuindo para a regeneração da Mãe Terra neste importante momento planetário que estamos vivendo. Este conselho se integra como a região latino americana da Rede Global de Ecovilas (Global Ecovillage Network – GEN).
Desde então, tem havido muito trabalho de estruturação e organização a nível latino americano e a nível das redes nacionais, algumas consolidadas e outras emergentes. Até o momento CASA conta com representantes de 4 CASAs nacionais organizadas (Colômbia, Chile, México, Brasil) + CASA Eco Caravanas e com pessoas de outros países onde não estão consolidadas as redes de CASAs, mas há interesse em apoiar o seu desenvolvimento (Costa Rica, Equador, Uruguai, Argentina, Bolívia, Peru, Venezuela).
Participantes do ECCO na maravilhosa foto de CASA, feita por Adrían Felipe Pera!
Convocamos um encontro presencial com o propósito de unir-nos e alcançar um novo nível de organização utilizando sociocracia para integrar mais vozes onde as diversas culturas latino-americanas que habitam nossos territórios tenham modelo sustentável e regenerativo. Durante a última semana de junho 2015, nos reunimos com muita alegria no que chamamos de ECCO 2015, na Aldea Feliz (Colômbia), no território Muiska, onde antigamente os povos se juntavam para fazer acordos. Este encontro foi organizado em sinergia com a Convergência Latino Americana de Permacultura – CLAP, realizada poucos dias antes no Eco-Yoga-Village Varsana, também na Colômbia. Durante uma semana cerca de 80 pessoas de 14 países vindas de todos os cantos da América Latina; estivemos juntas "arrumando nossa casa" ao redor do fogo, realizando reuniões, sessões de trabalho, treinamento em sociocracia, dinâmicas para craiçnao coletiva e muitas rodas de cura, sem faltar as noites culturais com música, dança e muita alegria.
Assembléia Geral de CASA
Durante todos os dias do encontro esteve aceso um fogo na Kusmuy ou "casa de pensamento" um espaço aberto para falar com os avós ao redor do fogo, tão válido para a construção coletiva como as sessões de reuniões. A presença dos Mamos (líderes espirituais) da Sierra Nevada de Santa Marta nos acompanhou durante todo o encontro, fazendo trabalhos espirituais, e nos guiando para fazer os "Pagamentos" para a Mãe Terra nas cerimônias de abertura e encerramento, nos lembrando e reconectando com os rituais e formas de conhecimento ancestrais. Sentimos a necessidade de integrar as metodologias sociais modernas com as ancestrais, reconstruindo nossa identidade latino-americana contemporânea.
Mamu Duavico, guardião da Sierra Nevada de Santa Marta, com participantes do Encuentro.
Após intensas sessões de trabalho e círculos cerimoniais, que duraram todos os dias e boa parte das noites, demos um passo a mais na revisão de nossa visão, missão e desenhamos os principais objetivos para os próximos três anos. O "Grupo Cozinha", que estava sustentando o CASA por três anos, foi ampliado e utilizamos a metodologia da sociocracia para as tomadas de decisão, com a facilitação dos nossos anfitriões da Aldea Feliz, que já a algum tempo vem aprendendo e utilizando este método com muito êxito . Conseguimos visualizar coletivamente um diagnóstico dos sussessos e desafios que conquistamos e conseguimos fazer uma reestruturação da organização da rede. Foi realizado um processo de seleção dos novos lideres operativos de cada um dos hólons temáticos (comunicações, processos, gestão de projetos ...) que se formaram para conduzir adiante nossos objetivos, assim como os novos representantes para as mesmas diretrizes da Rede Global de Ecovilas (GEN). Este processo de eleição sociocrático foi muito ágil e divertido, além de democrático e transparente.
Programa Inicial do ECCO
Dinâmicas de Trabalho em Grupo
Apresentando objetivos estratégicos de CASA!
Apresentando nova visão e missão de CASA!
Nestes tempos tão especiais, a nossa emergente organização latino-americana decide juntar-se ao Pacto Mundial Consciente e a Aliança Global para os Direitos da Mãe Terra. Nas próximas semanas, será lançada uma campanha mundial com a rede internacional AVAAZ, a fim de recolher assinaturas em todo o mundo para esta finalidade.
Após esta bela celebração, uma delegação de CASA partiu para levar o espírito da América Latina para o topo da Rede Global de Ecovilas, GEN + 20, que de 6 a 10 de julho realizará a celebração do seu vigésimo aniversário, para nos encontrarmos com outros 400 ativistas do movimento mundial de ecovilas, assentamentos sustentáveis e cidades em transição dos cinco continentes, evento histórico que acontecerá na ecovila Findhorn na Escócia.
Agradecendo infinitamente por esses novos tempos, este novo amanhecer, a todos os que vem abrindo os tantos caminhos que nos reconectar com todo o tecido vivo e nos levam o CASA para a nossa CASA comum, a nossa bela Pachamama."
O próximo encontro Continental do CASA será em 2017, recebido pelo IBC, Instituto Bio-regional do Cerrado, na Chapada dos Veadeiros, Brasil.
MI CASA ES TU CASA! MINHA CASA É TUA CASA!
Un abraço! Común Tierra
Artigo: Lucia Bategazzore. Fotos: Común Tierra, Iván Saywer, Alberto Ruz e Holger Heronimi
Video produzido por: Andrés Boa Vida, Henny Freitas, Fernando Riaño e Lavignia
Para mais fotos e notas: Tierramor.org
Site do CASA: www.casacontinental.org, casa.ecovillage.org