Uma Exploração de Comunidades Sustentáveis na América Latina.
Uma das coisas mais inspiradoras de ser parte da Rede CASA (Conselho de Assentamentos Sustentáveis das Américas) tem sido a oportunidade de trabalhar com a Rede Global de Ecovilas (GEN) e as outras Redes de Ecovilas do Mundo! Com essa conexão, Letícia foi convidada a participar do Encontro da Rede de Ecovilas da África (GEN África).
O Encontro da Rede Africana foi de 10-14 de dezembro de 2013 em Thika, Quênia reunindo 120 delegados de 20 países do Continente Africano, além de representantes internacionais (América Latina, América do Norte e Europa).
Este foi o segundo encontro da Rede Africana desde que foi fundada em 2012, e teve como objetivo seguir construindo a rede, trabalhando mais na visão e organização. Foi uma semana intensa de muito trabalho em grupo: showcase diário dos projetos, afinamento da visão e propostas de projetos futuros, estruturação de grupos de trabalho da Rede, discussões sobre critérios de participação e membros, além do compartilhamento de ferramentas de educação como a Livraria de Soluções, foram algumas das principais atividades da semana.
Um encontro da Rede de Jovens , NextGen África, também aconteceu durante o encontro com representantes das redes internacionais.
Foram 3 representantes da América Latina: As duas representantes de CASA no Conselho Internacional da Rede Global de Ecovilas (GEN Board) Letícia Rigatti do Projeto Común Tierra e CASA Eco Caravanas, Margarita Zethelius de CASA Colômbia, e também Ever de La Rosa, representante das comunidades Afro-Colombianas das Ilhas do Rosário, Colômbia. Durante uma noite tivemos espaço para apresentar nossos projetos na América Latina, a Rede CASA e partilhar inspiração com a comunidade Africana. Foi um partilhar muito informativo e bonito, que acabou com uma apresentação nossa de música latina! A participação de Ever também trouxe bastante interesse de gerar mais conexão com as comunidades Afro-Latinas com as comunidades Africanas para trocar experiências, aprendizagens e resgatar as culturas.
Margarita (esquerda), Ever (centro), Leticia (direita) durante uma das visitas a projetos antes da Conferência.
Durante nossa visita como CASA, surgiram alguns pontos de colaboração entre as duas redes para desenvolver mais alianças “Sul a Sul”: Um projeto de Caravana Nômade entre os dois Continentes, Trabalhos em conjunto para busca de fundos, Troca sobre os processos de organização e critérios de participação entre as Redes e apoio da Rede CASA na organização da Próxima Cúpula de Ecovilas no Senegal, África em 2014.
Foi um encontro muito inspirador para todos que participamos, e para nós de CASA, foi bonito ver a força dos projetos de base africanos, que estão buscando criar comunidades sustentáveis e resilientes em condições econômicas e sociais muito difíceis. Escutar as vozes dos líderes dessas comunidades, seus cantos e danças cheios de esperança, alegria e força foi muito especial! África é uma terra forte com muita diversidade cultural e vários idiomas, mas que se conecta através do coração da sua gente e suas terras abundantes!
Agora seguimos com a tarefa da dar continuidade a estas novas relações, sonhos e projetos, trabalhando para uma Rede Global de Ecovilas Unida e Solidária.
Um dos frutos deste intercambio é um vídeo que Letícia produziu para ser utilizado como ferramenta de comunicação para o GEN África. Você pode ver aqui:
Com o Projeto Común Tierra já começamos a tomar ação nesta ponte “Sul a Sul” fazendo apresentações sobre a África: Primeiro com os agricultores da Feira da Cultura Ecológica do Menino Deus em Porto Alegre e também na Ecovila Afro-Brasileira “Morada da Paz’ em Triunfo, RS.
Morada da Paz é uma comunidade que resgata a cultura e espiritualidade Africana e trabalha em rede com comunidades Quilombolas do Brasil. O projeto tem muito interesse em seguir tecendo essa nova conexão entre comunidades Afro-Brasileiras e a Rede de Ecovilas da África.
Em Dezembro haverá a Cúpula de Ecovilas Mundial no Senegal, África. Senegal é um país interessante pois, inspirado pelo modelo das ecovilas, criou nos últimos anos uma Secretaria Nacional de Ecovilas e tem um projeto de transição de 14.000 comunidades tradicionais passarem a ser comunidades sustentáveis aplicando práticas e técnicas ecológicas das ecovilas. Um belo exemplo de como as práticas do movimento de ecovilas e permacultura podem inspirar transformações positivas com grande efeito no mundo.
Para mais informações sobre o encontro e a Rede de Ecovilas da África, visite http://gen-africa.org, e para conhecer GEN visite http://gen.ecovillage.org.
Com muito amor,
Leticia Rigatti e Ryan Luckey