Uma Exploração de Comunidades Sustentáveis na América Latina.
Bolivia é para muitos, um lugar legendário. Os incríveis Andes e o Altiplano, que pelo oriente vão descendo até a pura Selva Tropical Amazônica criam um ambiente e clima lindo e intenso. O país é, um 60 a 70% indígena (as populações maiores são Quechua e Aymara), sendo um dos países mais indígenas de todo o Continente Americano.
O Poderoso Apu (Montanha) Illimani nos deu boas-vindas em nosso primeiro dia na Bolívia.
Ainda com a globalização chegando, Bolivia mantém muitas das suas tradições, e tem partes do país onde a gente se sente em outra época. Viajar aqui, pelos caminhos rurais, pela "Bolivia Profunda", segue sendo uma aventura. O fundador de um projeto de permacultura na Selva Alta Amazônica nos disse que certa vez seu ônibus levou 3 dias para viajar 500 km de La Paz até seu povoado.
Ignorando as advertências de não sair com a Minhocas das rotas principais, as vezes seguimos por caminhos alternativos, o que nos levou a diferentes condições: ter que parar algumas horas por manifestações e greves na estrada; ou a Minhoca chacoalhando por horas num caminho bem ruim de chão batido; ou a viagem com o dobro do tempo que o normal pela dificuldade das curvas; mas, principalmente,... conhecer povoadinhos lindos e fascinantes com lindas vistas dos Andes!
Caminhos como esses, estreitos sem asfalto, e com muitas curvas pela montanha são comuns e mostram as vistas mais espetaculares que se pode ver!
Curtimos muito nosso tempo na Bolivia, visitando mercados incríveis (como o do El Alto) que tem infinitas quadras), vendo as diferentes procissões de carnaval, a loucura dos micro-ônibus em La Paz, conhecendo lugares arqueológicos sagrados, e partilhando com as pessoas locais e sua rica cultura, além de conversar com as vendedoras de frutas que amavelmente nos chamavam de "caseritos!"
Bolivia é um país forte, que mantém una energía da Terra viva e latente, seja pelas diferentes culturas vivas, seja pela sua linda geografia montanhosa. E principalmente, pela gente que ainda vive uma vida simples. Esse é o ensinamente do sustentabilidade mais profundo que Bolivia nos deixou.
Além das comunidades tradicionais já existentes, o movimiento de permacultura e ecovilas não está tão desenvolvido na Bolivia, mas está crescendo: existem alguns projetos antiguos e a maioria são projetos novos. Visitamos 7 projetos ecológicos bem interessantes durante nossa visita, muitos deles na região de Samaipata. Podes ver no nosso Mapa de Ecovilas e Projetos, Seção Bolivia! Cada lugar têm mais detalhes, fotos, práticas e contato.
Desfruta!
Ryan e Leti
Para mais fotos da Bolivia, clique no album de fotos.