Uma Exploração de Comunidades Sustentáveis na América Latina.
CEDICAM (Centro de desenvolvimento Integral Campesino da Mixteca) é uma associação civil que está resgatando os cultivos tradicionais e sustentáveis da região Mixteca Alta no Estado de Oaxaca, México. A organização se concretizou no ano de 1997, mas o trabalho já havia começado desde os princípios dos anos oitenta, sobre a liderança de Jesús León Santos , um campesino indígena Mixteca e co-fundador do CEDICAM.
A região Mixteca vinha perdendo uma média de 5 metros de solos desde a chegada dos espanhóis por desmatamento, introdução de cabras (que comiam tudo) e agricultura química. O trabalho do CEDICAM é amplo na sua aplicação de soluções, em escalas pessoais e regionais.
Em nível pessoal CEDICAM treina os campesinos a produzirem seus próprios adubos orgânicos, utilizar pesticidas naturais feitos a partir de plantas locais, cultivar a “milpa” tradicional que integra vários cultivos juntos com o milho para serem mais produtivos e sustentáveis. Os campesinos da zona também voltaram a guardar suas próprias sementes, assegurando independência das corporações internacionais e protegendo a região dos cultivos transgênicos.
Mas talvez o aspecto mais valioso do trabalho do CEDICAM consiste na sua visão e ação a nível regional. Desde os oitenta, junto com as comunidades locais, foram reflorestados mais de mil hectares, plantando mais de um milhão de árvores. As árvores seguram o solo acabando com a erosão e captam água que mantém as reservas nutritivas.
Também foram construídos (em escala massiva) diversos muros de pedra (gaviões) nos córregos de água e centenas de quilômetros de trincheiras de infiltração captando muita água para o ambiente, apoiando a reflorestação e aumentando a produtividade das parcelas de cultivo em toda região trabalhada.
CEDICAM também resgata a cultura tradicional da região, promovendo a vida no campo como alternativa às imigrações para a cidade ou os Estados Unidos. Também organiza a “Feira da Milpa Mixteca” a qual tivemos a oportunidade de participar dia 17 de março de 2011 em Nochixtlán, Oaxaca.
Em reconhecimento do trabalho do Centro, em 2008 Jesús León Santos recebeu o premio ambiental Goldman e desde então tem viajado para outras regiões e países ensinando o exemplo que é o projeto.
Contato:
SITE: www.cedicam.org
EMAIL: Jesús León Santos - jls_jesus@yahoo.com
Fontes e links:
http://www.goldmanprize.org/2008/northamerica
http://www.yachana.org/reports/mex07/2007/07/cedicam.html