Uma Exploração de Comunidades Sustentáveis na América Latina.
Pacha Mama é uma comunidade ecológica fundada há mais de 12 anos em Quindío, Colômbia. O projeto iniciado por um casal, foi crescendo como comunidade e passou por diversas etapas de transformação durante os anos. Atualmente algumas famílias vivem no local, participando com distintas formas de membresia e fazendo atividades comunitárias regulares como as Mingas (mutirões) que são semanais.
A comunidade utiliza agricultura orgânica, com bonitas e saudáveis hortas e árvores frutíferas, além de tanques de tratamento de águas e biodigestor para tratamento de dejetos humanos. Pacha Mama é famosa pelo seu Mercado Mensal de Escambo, que existe desde o princípio do projeto, onde realizam um Evento aberto à comunidade e produtores para intercambiar produtos, artes, objetos usados e experiências.
Alguns membros fundaram há muitos anos a pequena empresa Bambu Kindus que produz, trata e distribui o Bambu Guadua para o mercado nacional e internacional.
Atualmente a comunidade não está aberta a visitantes nem voluntários, uma vez que os membros encontram-se muito envolvidos com suas próprias atividades no projeto.