Uma Exploração de Comunidades Sustentáveis na América Latina.
A Feira Campesina Desvio a la Raiz é um grupo de agricultores que resgata a agricultura ancestral orgânica e regenerativa no povoado de Desvio Arijón, Santa Fé, Argentina. Eles estão em uma área onde as monoculturas como soja e morangos são um risco para o meio ambiente, a saúde e a cultura local, gerando grande contaminação, perda de espécies e da identidade da comunidade.
Este grupo vem trabalhado desde 2009 resistindo ao modelo do agro-negócios e recuperando um modelo de agricultura familiar sustentável. O grupo iniciou com a família de Jeremias e Aluminé e agora tem 20 a 25 famílias agricultoras locais que participam da rede. Seus produtos são distribuídos semanalmente na cidade de Santa Fé, e o grupo também organiza e apoia a criação de outras feiras agro-ecológicas na região.
A sua rede de consumidores garante apoio financeiro aos agricultores da Feria Campesina, que fizeram uma transição como empregados de empresas de agro-negócio, a ser produtores agro-ecológicos, auto-empregados, resgatando uma forma de vida mais saudável que existiu anteriormente nessa região.
O grupo trabalha duro para sensibilizar a comunidade local e já conseguiram que o centro de saúde local ofereça plantas medicinais locais junto a medicina alopática. Também organizam cursos para a criação de hortas em conjunto com a Universidade de Santa Fé e o município, para seguir resgatando uma forma de viver mais sustentável nesta região.
Mais Informações:
Pagina en Facebook.
(Fotos de Común Tierra e Feria Campesina)