Uma Exploração de Comunidades Sustentáveis na América Latina.
Kausay Punku (em quechua: A Porta da Vida) é um projeto ecológico conduzido pela família Ccapa, de origem indígena quechua que busca preservar, manter e promover a cultura, tradições e costumes ancestrais da sua região.
Localizado na Comunidade de Mazka, Pisaq, Vale Sagrado dos Incas, no Peru, o projeto está perto do sítio arqueológico de Pisaq.
Após muitos anos de uso agricultura química, a família Ccapa foi sentindo seu impacto sobre sua saúde e sua terra, e decidiu fazer uma mudança radical, cultivando tudo orgânico e trabalhando na regeneração das suas terras.
Por isso nos últimos 10 anos trabalham com agricultura orgânica, compostagem, adubos naturais, húmus produzidos através de lombricultura, cultivo de plantas integradas, banco de sementes nativas e uso e resgate de plantas medicinais. A família também tem criação ecológica de animais tais como: lamas, alpacas, gado, ovelhas e porquinhos da índia (animal típico da dieta andina).
No Eco-Centro Kausay Punku a família vem reflorestando a área com árvores e plantas medicinais nativas, numa região onde o eucalipto vem invadindo seriamente suas montanhas. O terreno também tem construções naturais de adobe para expor produtos e receber voluntários que queiram apoiar ou participar do projeto, bem como turistas que estão interessados em vida ecológica e sustentável.
Mais Informações:
E-MAIL: Arcadio ou Dario Ccapa - familia.ccapa @ gmail.com
SITE: http://familiaccapa.blogspot.com/