Uma Exploração de Comunidades Sustentáveis na América Latina.
Rancho Margot é uma fazenda de ensino e destino eco-turístico com visão de ser uma comunidade intencional. O local que há sete anos foi pastagem de gado vem se tornando um jardim botânico e tem vários recursos ecológicos interessantes, incluindo um sistema de compostagem em massa, que aquece a água para todos os residentes e convidados. A energia elétrica da fazenda vem de duas micro-hidroelétricas, que funcionam desviando parte da água do rio que atravessa a propriedade.
A fazenda tem produção totalmente orgânica de hortaliças, e se esforça para ser o mais auto-suficiente possível. Além da produção considerável de carne, laticínios e legumes, a fazenda produz seus próprios sabonetes, biofertilizantes e móveis. A produção está alimentada pelo sistema de compostagem e um biodigestor, que processa resíduos humanos e animais para produzir fertilizantes para a fazenda inteira.
Durante nossa visita o Rancho estava iniciando um programa de educação e turismo rural em parceria com o Governo Feredal que inclui treinamentos e formações intensivas para estudantes de áreas rurais da Costa Rica, promovendo o desenvolvimento rural sustentável do país.
A visão de longo prazo do Rancho Margot é formar uma comunidade de 50 famílias que trabalhem no rancho, continuem o reflorestamento da área, mantenham o local como uma instituição educacional para os estudantes e visitantes. Atualmente, a propriedade é aberta ao público para passeios ou retiros, e voluntários que possam ficar pela permanência mínima de um mês, além dos estudantes que participam de programas educacionais.
Contato:
SITE WEB: http://www.ranchomargot.org
E-MAIL: info@ranchomargot.org