Comun Tierra

Uma Exploração de Comunidades Sustentáveis na América Latina.

Você está em:

Blog

Consejo de Visiones!

Postado em 26 de Novembro de 2010

Oi família da Terra!

Estamos de volta depois de um longo tempo fora da internet. Estávamos envolvidos por duas semanas em um encontro nos bosques de La Chalmita, chamado Consejo de Visiones, evento absolutamente incrível que nos inspirou muito. Assim que temos o coração cheio e a mente clara, para compartilhar muitas novidades desse evento com vocês!

Consejo de Visiones (Guardiães da Terra) é um encontro que acontece há mais de 20 anos em diferentes lugares do México e da América do Sul. Inspirado nas velhas reuniões que nossos ancestrais realizavam para partilhar ensinamentos, histórias e conhecimentos. O evento reúne povos das quatro direções das Américas e do mundo para discutir e celebrar novas (e antigas) formas de viver em harmonia com a Terra.

Circulo Cerimonial

Circulo Cerimonial

O encontro tem um perfil multidisciplinar e educativo promovendo a troca de recursos e conhecimentos sobre a vida sustentável através da vida comunitária e de diferentes práticas holísticas. Para isso são realizados muitos cursos, conversas e encontros que ficam divididos por temática em diferentes “Conselhos” como:

Ecologia (permacultura, ecovilas, bio-construção, energias renováveis, agricultura orgânica);
Saúde (alimentação, respiração, terapias de cura, medicina natural);
Espiritualidade (yoga, meditação, cerimônias, celebrações, círculos de canto e dança);
Tradições (cerimônias, ritos e cultos com diferentes tradições indígenas)
Mulheres (força do feminino, da lua e o poder da Sagrada Mãe)
13 Luas (conhecimentos sobre o calendário maya e as leis do tempo)
Cultura (arte visual, musical, shows, danças e cantos)
Movimentos Sociais (exposições sobre cultura punk entre outros)
Crianças (atividades lúdicas e educativas)

Os Conselhos são uma maneira de organizar tamanha variedade de atividades e conhecimentos que o evento compartilha. E mostram, de maneira holística, diferentes alternativas que são utilizadas para viver de forma harmônica entre os seres.

Atividades no Conselho de Crianças

 

Conselho de Artes

 

Curso de construção com bambu

O encontro se estrutura como comunidade temporal de 7 dias que reúne centenas de pessoas e tem como base uma Aldeia de Paz onde os participantes residem e colaboram desde a construção até as atividades diárias de manutenção da aldeia. Isso inclui rotinas comunitárias como: reuniões e plenárias diárias para tomadas de decisão conjuntas, definições de clãs responsáveis por áreas de trabalho, alimentação comunitária, e uso de eco técnicas como: banheiro seco, reutilização de águas, bio-construção, reciclagem e energias renováveis.

Mapa da Aldeia

 

Plenaria

Comida Comunitaria

Nós do Común Tierra buscamos ter uma participação mais holística do encontro, trabalhando como voluntários e envolvendo-nos nessesdiferentes Conselhos (ainda que mantendo um enfoque especial na área de Ecologia). Deste encontro saíram importantes frutos como: criação de uma rede IberoAmericana de Ecoaldeas, criação de um grupo de informações sobre ecovilas latinas (que fazemos parte) e estarão reunidas no portal Terra Sabia (Wiser Earth em espanhol, onde colaboraremos com conteúdos) além do impulsionamento da campanha contra o estabelecimento da mineradora canadense no Real de Catorze, área sagrada dos indígenas mexicanos huicholes. 

 

Com o amigo Coyote Alberto

Cerimonia

O evento para a gente teve um significado muito importante, pois através de sua estrutura tão bem organizada, sua maturidade ao trazer projetos sólidos, sua amplitude de povos e raças somada à diversidade de conhecimentos criou um espaço livre onde todos estão unidos e conectados pelo bem da nossa terra. Uma ocasião para partilhar e colocar conhecimentos em prática, celebrando a união dos povos em prol da “Pacha Mama”.
Isso trouxe um senso muito forte de “totalidade” e integração entre todos os participantes, mostrando que sim é possível buscar o mundo que queremos, e sim, somos muitos os que estamos fazendo por isso. Adelante!

Aho Mitakuye Oyasin,
Oração tradicional das tribos indigenas Lakota Sioux que significa “somos todos conectados” ou "somos todos relacionados". Uma oração que busca a harmonia com todas as formas de vida na Terra.
 

Leti y Ryan

 

Mais detalhes:

Consejo de Visiones - Mapa de Projetos

Comente neste post

Copyright © 2010 Común Tierra. All rights reserved. Desenvolvido por dzestudio