Comun Tierra

Uma Exploração de Comunidades Sustentáveis na América Latina.

Você está em:

Blog

Consejo de Visiones 2012: Llamado de la Montaña!

Postado em 30 de Janeiro de 2012
anterior proxima
Com Alberto Ruz, bom amigo e fundador dos Consejos Com Alberto Ruz, bom amigo e fundador dos Consejos
Trocando Sementes de Vida! Trocando Sementes de Vida!
Os pequenos conhecendo a Minhoca!! Os pequenos conhecendo a Minhoca!!
Mapa do Encontro Mapa do Encontro
Ryan fez um show durante o almoço! Ryan fez um show durante o almoço!
Com os amigos Reni, Cali, Silvio e Beatriz outros casais nômades! Com os amigos Reni, Cali, Silvio e Beatriz outros casais nômades!

Um Encontro Visionário, Um laboratório vivo! 



Desde o primeiro momento que soubemos do Consejo de Visiones, o Llamado de la Montaña 2012, tínhamos certeza de que iríamos participar. Ainda a milhares de quilômetros de distância da sede do evento, a Ecovila Atlântida, no sul da Colômbia, sentimos o apelo e, inspirados por ter a Colômbia em nosso caminho, fizemos tudo para chegar lá. 


Claro que não foi fácil, a vida nômade é cheia de surpresas e desafios. Estávamos no México e tivemos que atravessar metade do continente, incluindo a América Central e o Canal do Panamá. Foram meses de trabalho duro, muitas aventuras por mais de seis países, visitando projetos, editando materiais para publicação, trabalhando duro para sustentar nosso Común Terra... com o andar de nossa viagem ao sul, o Llamado se transformou quase num destino mítico para nós, sempre uma motivação para seguir adiante.

 

Nossa Jornada

Quando nos perguntaram quanto tempo levou para chegar ao Llamado, a resposta de 15 meses parecia uma piada, mas era a mais pura verdade! Há mais de um ano vamos projetando nosso percurso e planos nesse sentido. Mas sabemos o “Tempo Minhoca” é um pouco mais lento e complexo do que um carro normal ou outro transporte... Tivemos problemas com o sistema de propano e de gasolina, tivemos que fazer a parte mais difícil desta viagem, que foi a travessia do Canal Panamá e, em seguida, continuar com a nossa Minhoquinha, que caminha lentamente, mas sempre à frente!


Chegando na Colômbia, tivemos um momento de pausa de viagem e mantivemos nossa casa cuidada pelos belos amigos Sándalo e Kawak em seu bonito rancho em Antioquia, que depois deste tempo se juntaram a nós no caminho para o Llamado.

Ryan, Kawak, Sandalo e a Minhoca!!

Então, no início de janeiro, seguimos os quatro em direção ao Llamado de la Montaña, finalmente, aproximando-nos do destino há muito tempo marcado no calendário. Pegamos mais dois amigos em Cali, Katie e Raio, que vieram dos EUA para visitar-nos, e seguimos os 6 em rota ao sul, com algumas dificuldades mecânicas: subíamos as montanhas a 10 km/h ... uma pessoa andaria mais rápido! Mas finalmente, depois de muito tempo chegamos a Atlantida à meia-noite no dia 4!

 


Reunião da ENA 


Nos primeiros dois dias antes do evento, 5-6 de janeiro, participamos de uma conferência da ENA, Rede de Ecovilas das Américas. ENA, um ramo da GEN (Rede Global de Ecovilas), foi fundada na década de 90 para conectar ecovilas. A rede foi criada quando o movimento das ecovilas nas Américas era muito diferente e agora busca se reinventar transformando-se para acompanhar esse movimento.

Portanto, desta reunião veio a proposta da CASA, uma nova plataforma mais conectada com à realidade da América Latina que vai incluir além de ecovilas, mais projetos de assentamentos sustentáveis como Eco-Bairros, Eco-Caravanas, Projetos de Ranchos Integrais, Eco-Cidades , etc. Portanto, a CASA significa Conselho de Assentamentos Sustentáveis das Américas, uma nova organização que irá trabalhar ao lado da ENA, expandindo suas atividades com o movimento ecológico, criando parcerias e ajudando a fortalecer e representar os projetos ecológicos e comunitários. Nesse momento ficamos responsáveis por organizar e apoiar criando rede entre os projetos ecológicos nômades, fortalecendo nossa rede de trabalho e nosso papel como conectores de informação entre projetos.

O processo de concepção da CASA durou toda a semana do evento, organizando grupos de trabalho com a visão de estar ativamente representados na Aldeia da Paz da RIO+20, evento mundial de ecologia que passará em 20 de junho de 2012. 
 


Thomás, Penelope e Jason estruturando nossas idéias no papel.

Equipe envolvida com o processo ENA-CASA!

 

Llamado de la Montaña 2012


O “Chamado da Montanha” é um encontro de ecovilas da Colômbia que vem acontecendo há 5 anos. Este ano, a proposta era ter nesse evento uma edição do Consejo de Visiones Colômbia, encontro que acontece há mais de 20 anos na América Latina (neste post você pode saber mais). Então foi realmente um grande encontro! 


O evento começou oficialmente no dia 7 e foi até a 14 de janeiro, reunindo 478 pessoas de 28 países em todo o mundo. Éramos um grupo muito diversificado (participantes de ecovilas, ambientalistas, grupos indígenas, comunidades locais, seguidores do calendário da paz, terapeutas holísticos, etc.) Enfim, cidadãos da Nova Era que somos, todos sempre muito diversos, mas unidos na busca de uma mundo justo e sustentável para todos. Após a organização dos Consejos de Visiones, havia 10 Conselhos tratando tópicos diferentes que juntos formam a cosmovisão e práticas para construir um mundo melhor. Nesta edição os Conselhos foram: Movimentos de Saúde, Ecologia, Cura Alternativa, Calendário da Paz (Conselho Noosfera), Arte e Cultura, Educação, Juventude, Espiritualidade e Tradições, Redes, Economia Solidária e Social e Conselho de Ecovilas da América Latina.
 

Um dia típico no Llamado

Cada dia começava com várias opções de “Despertar Energético”: práticas de meditação, yoga, respiração, Biodanza, etc. Aqueles que queriam dormir se juntavam ao grupo no café-da-manhã entre 8-9h, e depois todos participavam de uma Plenária Geral, onde se faziam anúncios importantes para o evento e manutenção da aldeia temporária, além de Conferências de líderes. Saíamos da reunião para algum dos 10 Consejos, cada um organizando suas próprias atividades e oficinas. Após o almoço, tínhamos tempo livre para atividades além de feiras de escambo, e depois, entre 15 e 18h mais oficinas e atividades passavam nos Consejos.

Calendário Principal de Atividades

Ao final da tarde, nos reuníamos na Maloka fazer Danças de Paz Universal circulares, danças que incorporam músicas sagradas de todo o mundo. Era um momento sempre especial para estarmos unidos e conectados, e sentir o poder de um grupo consciente, cantando e circulando, rezando pela paz no mundo. 



Dançando em comunidade!

Depois do jantar, havia sempre uma “Noite Mágica” com shows musicais, teatro, dança, palco aberto e apresentações na Maloka. 
A cada dia, havia grupos de trabalho envolvidos na Aldeia, principalmente na cozinha, limpeza e serviço de refeições. As equipes foram divididas de acordo com a cor do seu crachá, pois a proposta desses encontros é que todos os participantes envolvidos ajudem a manter os espaços tendo uma posição ativa diante da construção de um mundo novo. 



As grandes panelas para servir mais de 470 pessoas!

 

Primeiro Encontro Ibero-Americano de Ecovilas

Dentro desde Consejo de Visiones, Llamado de la Montaña houve pela primeira vez a reunião das Ecovilas Ibero-Americanas, por isso o "Consejo de Ecovilas", esteve muito ativo, com apresentações de vários projetos na América Latina e no mundo, bem como diversos workshops e experiências compartilhadas. 

 

Apresentação da Ecovila ZEGG da Alemanha

Ulisses da Espanha, moderando discussão sobre CASA

Nós e Diana Leaf, jornalista que vêm, há mais de 20 pesquisando ecovilas no mundo e deu alguns workshops no Encontro.

 

Común Tierra no Llamado

Durante o Llamado, tivemos a oportunidade de compartilhar de algumas descobertas, aprendizados e histórias que vamos coletando faz dois anos na nossa peregrinação pelo México e América Central.

Nós mostramos nossas bici-máquinas e também os vídeos explicativos no Consejo de Ecologia, primeiro lavando a roupa, e depois liquidificando um suco de banana. Delicioso!

 

Durante as noites, organizamos a exibição de filmes curta-metragem do Común Tierra e criamos um espaço de vídeo, onde outros projetos foram apresentados. 
 


Apresentando a noite...

Curtindo os filmes!!

 

Nós também fizemos a nossa tradicional troca de sementes no mercado de escambo,    no último dia do evento.

Sementes de Vida e postais da viagem!

 

 

RENACE e os Encontros da Colômbia

A 
Colômbia tem uma Rede de Ecovilas chamada RENACE, que organiza os eventos anuais de ecovilas e outras ações do movimento nacional de comunidades. Entre outras atividades organizadas pela Renace, há uma moeda alternativa que circula entre todas as ecovilas chamada “Montañas”, que foi utilizada durante o Llamado.

No último dia do encontro, Renace se reuniu para discutir a rede, e decidir como organizar a sua próxima reunião, o Llamado de la Montaña 2013.


Nossa opinião foi que esse Consejo de Visiones – Llamado de la Montaña foi muito bem organizado e planejado. Com cerca de 500 pessoas, o evento teve muitas atividades, muito bem comunicadas e estruturadas. O momento das refeições, as sessões plenárias, as atividades foram sempre pontuais, algo nem sempre fácil em nossa cultura latina. A Maloka planejada, construída apenas para o evento também foi uma figura-chave para nossas atividades sendo um espaço de integração e espiritualidade. Sabemos que fazer um encontro como este é um grande desafio e uma doação de tempo e energia que requer muito trabalho para a sua construção. Por isso, estamos muito gratos à equipe envolvida da Renace e especialmente da Ecovila Atlantida, por colocar toda a sua energia, sua estrutura e seus participantes (que ofereceram seu amor e dedicação) para tornar este encontro possível. Através desses exemplos nos inspiramos ao ver como podemos construir juntos, que temos todas as condições e ferramentas para fazer as transformações que queremos e o mais importante, saber que nós podemos fazê-las com amor e qualidade. Obrigada família!

Foto de Grupo na Plenária.

 

Laboratório Vivo!


Mais do que um evento, o Consejo foi uma experiência real de conexão e de parceria entre Américas do Sul, Central e do Norte em busca do mundo que queremos, um mundo de paz, cultura e harmonia entre os povos. Enche os nossos corações fazer parte destas conexões que estão se reforçando mais e mais a cada ano, construindo e aprofundando relacionamentos, compartilhando histórias de nossas raças, povos e comunidades. Ensinando e aprendendo com nossos exemplos, estamos vivendo como laboratórios vivos das fronteiras da consciência evolutiva do planeta onde construímos o presente e o futuro que sonhamos!


E assim, o Consejo de Visiones foi um encontro de construção de relacionamento, organização de cura, de trabalho conjunto. Uma reunião para nos reconhecermos como agentes de transformação do mundo. 
Saímos inspirados, sentindo-nos conectados ao nosso propósito, e guiados por uma visão de um mundo como uma grande Eco Vila um Eco Planeta! Que assim seja!


Neste momento, escrevemos de Salento, onde viajamos em caravana com um grupo de amigos artistas durante algumas semanas, vivendo o nosso projeto de forma mais comuntária.

Em seguida, virão mais aventuras!


Em paz,

Ryan e Leti 



Para mais fotos clique no nosso grupo no Facebook aqui.

Agradecemos ao apoio na tradução da amiga Carolina Côrtes.
 

Comentários

  • Tracy , dia Postado em 15 de Fevereiro de 2012

    ¡Mil gracias por compartir con tanto detalle muy importante para los de nosotros que no pudieran asistir!

  • Diana Leafe Christian, dia Postado em 07 de Fevereiro de 2012

    Thank you Leticia and Ryan for this beautifully written article- It brings back wonderful memories of the Llamado-

  • Emilce Quiñonez, dia Postado em 03 de Fevereiro de 2012

    Hola linda gente! me encantó leer este sitio donde relatan la experiencia de algunos grupos que vienen transitando estos encuentros- Soy parte de una pequeña comunidad que está en sus inicios en Capilla del Monte- Córdoba Argentina- Nuestro blog es www-eljardindelospresentes-bligoo-com-ar Tambien tenemos un gran sueño el de la Caravana como escuela rodante de Permacultura y Arte- Espero que se conecten con nosotros y podamos compartir mucho más de cerca nuestras expereincias- Un abrazo Emilce

  • Micki, dia Postado em 03 de Fevereiro de 2012

    Beautiful! Very inspiring! Thank you! Obrigado!

Comente neste post

Copyright © 2010 Común Tierra. All rights reserved. Desenvolvido por dzestudio