Comun Tierra

Uma Exploração de Comunidades Sustentáveis na América Latina.

Você está em:

Blog

Común Tierra na RIO+20!

Postado em 09 de Junho de 2012

 

Há mais de um ano quando soubemos da RIO+20 que queríamos participar. Mas nesse momento atual não parecia tão fácil: nosso Projeto Común Tierra está longe de chegar no Brasil com a Minhoca (recém estamos no Equador de uma jornada que começou há 2 anos no México... ainda nos faltam muitas ecovilas para chegar até o Brasil!). E também, sabendo que a maioria dos eventos mundiais de meio ambiente não chegam a efetivas conclusões, porque o paradigma capitalista não deixa chance para sustentabilidade e os participantes desses encontros não querem modificá-lo.

Mas também sabíamos que sendo a maior Conferência de Ecologia do mundo a situação irá reunir (entre eventos oficias e não oficiais) centenas de pessoas do mundo que estão buscando alternativas para regenerar nossa Terra e nosso estilo de vida, além de chamar grande atenção ao tema na sociedade o que nao deixa de ser uma oportunidade.

Ao mesmo tempo, nosso movimento sustentável tem uma oportunidade importante: CASA (Conselho de Assentamentos Sustentáveis das Américas), é uma rede que está surgindo e gerando boas perspectivas de organização do movimento ecológico em nosso Continente. CASA foi fundada durante o I Encontro Ibero Americano de Ecovilas em janeiro de 2012 na Colômbia, e nós participamos intensamente dessa concepção. Essa é uma rede afiliada ao GEN (Rede Global de Ecovilas) que está expandindo o movimento de ecovilas na América Latina englobando outros grupos de sustentabilidade na sua rede como: Centros de Permacultura, Eco-bairros e Povos em Transição, Eco Caravanas (como nós), Cooperativas e Redes de Sustentabilidade... enfim, incluindo grupos que trabalham com ecologia e comunidade para que nos apoiemos e ampliemos nossa força.

Também sabemos que nos momentos de crise, também encontramos muitas criativas soluções, como muitos exemplos de base em pequena escala que estamos conhecendo durante nossa viagem pela América Latina. E esses são os modelos que devem ser cada vez mais aprendidos e multiplicados pelo mundo. Sabemos que temos um papel importante de divulgar essa informação quanto mais possamos. Por participar de um evento como esse, dará um maior significado para o trabalho que fazemos.

É um momento de tecer rede, de fazer contatos e solidificar relações que vão buscando soluções para a humanidade. Por essa razão decidimos fazer grande força para participar da RIO+20 e estar conectados aos movimentos sócio-ambientais. E aqui estamos.

Chegamos no Rio de Janeiro há dois dias, depois de deixar nossa Minhoca no Equador, repousando até a nossa chegada. Estamos felizes de aterrissar em casa, reencontrar amigos queridos além de comer açaí! Estamos hospedados na casa da nossa querida amiga Carol, e nos próximos dias estaremos preparando materiais para os encontros da RIO+20, além de participar de um workshop de Danças de Paz Universal, ferramenta que conhecemos com os amigos da Ecovila Atlântida e sentimos a conexão muito forte.

Estaremos participando de muitas atividades durante a RIO+20, principalmente na Cúpula dos Povos (espaço que reunirá organizações e movimentos sociais) e também da Aldeia Nova Terra, Território do Futuro da Cúpula. Nesses espaços organizaremos atividades do Común Tierra, participaremos das primeiras reuniões de CASA e também faremos um Primeiro Encontro de Eco-Caravanas dentro dessa mesma rede. (mais no próximo post)

Assim que nos próximos dias traremos mais informação sobre nossas atividades e eventos no site e pelo nosso grupo do facebook. Tanto por fazer, hoje e sempre... que beleza!

E mais uma jornada começa!

Com amor de Tapioca quentinha,
Leti e Ryan
 

Comentários

  • nando, dia Postado em 10 de Junho de 2012

    Exclente amigos!! Sigan adelante los apoyamos al 100 y avisenos que podemos hacer para ayudar- vivimos vicariamente por medio de su gira en sudamerica D

Comente neste post

Copyright © 2010 Común Tierra. All rights reserved. Desenvolvido por dzestudio