Comun Tierra

Uma Exploração de Comunidades Sustentáveis na América Latina.

Você está em:

Blog

Ecuador: Aventurando-nos por Tumbaco e Conhecendo a Neve!

Postado em 07 de Setembro de 2012
anterior proxima
A Montanha!! A Montanha!!
Ryan numa atividade para pequenos que fizemos numa Escola de Tumbaco Ryan numa atividade para pequenos que fizemos numa Escola de Tumbaco
Árvore Sagrada para Comuna Tola Chica Árvore Sagrada para Comuna Tola Chica
Em troca de Sementes com os guardiães Miguel e Paulina Em troca de Sementes com os guardiães Miguel e Paulina
Evento aos Pés da Deusa! Evento aos Pés da Deusa!
Banco da Rede de Guardiães! Banco da Rede de Guardiães!
Trocas de Sementes! Trocas de Sementes!
Miguel, fundador do Centro Tinku Permacultura Miguel, fundador do Centro Tinku Permacultura
Visitante no Teto da Minhoca Visitante no Teto da Minhoca
Ryan na Comuna Ryan na Comuna

Hola queridos, aqui estamos com a questão: como descrever um mês inteiro?

Quando comecei esse post queria contar um pouco as novidades do último mês e meio no Ecuador, mas num mês parece que passa tanto, que como vou colocar num post?

Enfim, tentamos e vemos até onde chegamos: No início de agosto, energizados depois do Llamado do Ilalo ficamos algumas semanas na área de Tumbaco (perto de Quito) na casa do nosso querido amigo Alfredo onde estivemos visitando Projetos e fazendo muitas trocas de Sementes.

Em Tumbaco está a sede da Rede de Guardiães de Sementes do Ecuador, uma rede organizada entre produtores orgânicos do país que fomenta a soberania alimentar através dos bancos de sementes. Obviamente trocamos sementes com diversos produtores e fizemos uma grande troca com a sede da Rede, durante 8 horas!! Muito bonito saber que estamos deixando sementes em boas mãos.

Leti e Fernanda (da Rede) a pleno vapor de trocas!

Ainda com a Rede, estivemos participando das Feiras Orgânicas de Elvirita partilhando nossas espécies com os produtores locais.

 

Também nessa região visitamos a Comuna Tola Chica, as Comunas são Modelos Comunitários de longa data no país com bastante poder de autonomia e organização. Essa particularmente é muito ativa e vem aplicando mais técnicas sustentabilidade em seu modelo de vida.

Centro Comunitário de Tola Chica

 

Ainda nesses dias realizamos em evento com alguns queridos amigos (Solanja, Alfredo, Piedad, Henny e Lucio) no parque de Quito. O evento se chamava “Aos pés da Deusa” e tocamos música e lideramos algumas Danças de Paz Universal caminho que vamos trilhando desde o último Treinamento de Líderes de Danças na Ecovila Atlântida. Foi lindo!

Nossa Mandala de Flores para o Evento!

Grupo preparando para o evento

Depois das Danças!

 

Em Quito estivemos também visitando um projeto urbano chamado Centro Tinku de Permacultura. Este projeto iniciou como uma okupa e foi conseguindo direito sobre a terra e nos últimos anos utiliza o espaço como demonstração de um modelo de vida sustentável.

Variedades de Milho Conservados por Tinku

Logo muitos desses projetos estarão no nosso Mapa!

Alguns dias depois fizemos uma visita ao vulcão Cotopaxi que tem aproximadamente 6.000 de altura com os amigos Henny e Alfredo. Foi muito emocionante estar lá porque eu, Leti nunca tinha tocado na Neve! Era impressionante ver-la e tocar-la, e também difícil de respirar ao princípio, pois falta muito oxigênio no ar a essa altitude!

Nós e a Neve!

Leti e Alfredo na subida!

Além da beleza da neve passamos por emocionantes momentos! Estava anoitecendo e nevava quando voltamos ao carro... que deixou de funcionar! O carro havia ficado estacionado de frente ao frio e o tanque congelou... não creio!

O carro antes de congelar o motor...

Como já era noite, todos os carros se haviam ido e estávamos sozinhos no frio! Já conformados que teríamos que dormir abraçados dentro do carro quando, como sempre, um anjo apareceu no nosso caminho! Um rapaz que subia até um refúgio acima conseguiu contatar um mecânico da região que se dispôs a vir ajudar-nos. O mecânico chegou depois de uma hora e pouco a pouco foi nos explicando como descer a Montanha em 4 marcha fazendo esquentar o motor.... uff! Depois de muito tentar conseguimos descer e não tivemos que dormir no frio da Montanha Nevada! Que maneira de conhecer a Neve! Ver como é linda e desafiadora ao mesmo tempo....

De aqui nos preparamos para deixar essa região, felizes de encontrar tanta família em Tumbaco. Enfim, ficamos com uma parte das novidades de agosto e deixamos mais para o próximo post... Partimos rumo a um ecossistema muito diferente: Amazônia!

Assim que aguardem, temos muito mais coisas para partilhar com vocês!!

Com amor do Equador,
Leti e Ryan

 

 



 

Comentários

  • Grace, dia Postado em 28 de Setembro de 2012

    Hola Cecilia y Ryan me encantaría poder replicar esta tarea en mi chacra tengo muchas ganas de convertirla en una Ecovilla soy Vegetariana hace 20 años junto con mis 4 hijas su papá y mi Compañero de Alma además soy Antropóloga y Ecologista y la chacra es un Paraíso enn la Tierra Colorada- Les envío un abrazo de Luz y espero respuesta si es posible

  • Letícia, dia Postado em 27 de Setembro de 2012

    Sim a aventura é constante e vai ficando cada dia melhor! Um beijao agora do Peru!

  • Marta , dia Postado em 17 de Setembro de 2012

    Que aventura!!

  • regina rigatti ramires barcellos, dia Postado em 09 de Setembro de 2012

    Que aventura linda e de final feliz-Nada na vida e por acaso sempre há anjos de plantão para nós ajudar e para quem semeia o bem sempre há solução

Comente neste post

Copyright © 2010 Común Tierra. All rights reserved. Desenvolvido por dzestudio