Comun Tierra

Uma Exploração de Comunidades Sustentáveis na América Latina.

Você está em:

Blog

Equador e o movimento de Assentamentos Sustentáveis

Postado em 25 de Janeiro de 2013
anterior proxima
Mulher e Meio Ambiente Mulher e Meio Ambiente
Saraswati Saraswati
Sacred Sueños Sacred Sueños
Red de Guardianes de Semillas Red de Guardianes de Semillas
Bioflora Horta Sementeira Bioflora Horta Sementeira
Comuna Tola Chica Comuna Tola Chica
Centro Tinku Permacultura Centro Tinku Permacultura

Oi Família!

Escrevemos para contar que já publicamos no nosso Mapa de Ecovilas e Projetos Ecológicos da América Latina os projetos que visitamos no Equador!

Encontramos nesse país pequeno, muito bonito e diverso um movimento de comunidades sustentáveis de raiz bem peculiar. Assim que chegamos no país, amigos nos contavam que no Equador o network de Ecovilas e Permacultura ainda não era muito organizado, é bem inicial (diferente do recém visto pela gente na Rede de Ecovilas da vizinha Colômbia).

Mas tivemos a sorte de chegar no país logo quando passava seu Primeiro Encontro Conselho Visões, o “Chamado do Ilalo”, que surgiu de inspiração do Chamado da Montana 2012, na Colombia e era um primeiro momento de criação e organização de sua rede de ecovilas. Estivemos ativamente apoiando esse processo e vendo uma semente com potencial de germinar. O evento foi em Tumbaco, cidade que concentra muito do movimento sustentável do país, berço de umas das escolas com uma das filosofias educativas  mais avançadas que já conhecemos, o famoso Pestalozzi, que formou muitos ativistas no país. Estivemos várias semanas em Tumbaco visitando projetos e alguns dias na comunidade formada pelo Pestalozzi. Mas respeitando sua política de não estar na internet, não vamos passar informações deles por aqui...

E depois de estar por Tumbaco e viajando durante três meses pelo país, nossa visão é que o movimento de assentamentos sustentáveis no Equador reflete um pouco sua realidade de “meio do mundo”: é visível, mas difícil de definir. Parece que é pequeno, mas existe muita coisa passando, e ao mesmo tempo, não se agregam tanto como rede, (o que  em teoria seria fácil uma  vez que é um país pequeno geograficamente).

Por isso fica dificil definir uma característica como movimento, pois tem sempre alguns exemplos que surpreendem, sendo totalmente diferente dessas características. Assim como o Equador... parece pequeno, mas é muito grande!

MAPA DE PROJETOS DO EQUADOR


Por exemplo, ecovilas no Equador ainda são um conceito novo comparado com muitos países da America Latina, mas encontramos no país a antiga Comuna Tola Chica com muito bons exemplos para ensinar ao movimento de comunidades sustentáveis.

Em Permacultura ainda não existem redes, mas vimos alguns projetos com visões bem avançadas em permacultura profunda como Sacred Sueños e Centro Tinku Permacultura.

Em temas de conservação e comunidade, Saraswati Wisdom Forest está dando bons ensinamentos e exemplos na Amazônia, e Bioflora Horta Sementeira está inspirando famílias de Vilcabamba a cultivar seu alimento, mostrando a importância de hortas que produzam e troquem sementes.

Falamos que ainda não existe Redes de Ecovilas, mas vimos uma dais mais organizadas Redes da nossa viagem com o Común Tierra. A Rede de Guardiães de Sementes do Equador está fazendo um grande e efetivo trabalho criando networks de sementes entre campesinos e educando e atuando politicamente em nivel nacional para conservar a biodiversidade e fomentar a soberania alimentaria do país.

Dentro de sistemas de Economia e Turismo Sustentável o projeto Mulher e Meio Ambiente mostra como um trabalho de base e feminino pode gerar boas condições de vida, resgatar práticas sustentáveis, e mudar a realidade de todo um povoado. Abaixo o link do vídeo que fizemos sobre essa Associação e seu processo de extração da Cabuya:

Assim que dividimos com vocês um pouco dessas descobertas nesse lindo país, para que possa se aventurar no grande Equador que "concentra o melhor de cada lado do mundo"!

Boa Viagem!
Leti e Ryan
  

Comentários

  • Alexa Geiger, dia Postado em 06 de Novembro de 2013

    We are looking for a good place to invest in land to live off the grid and join or create an eco village community- We are vegan and inspired to build an earth cob home- It is important to us to be able to grow grains and wide variety of nutritious vegetables- We have baby and 2 small children- Do you think Ecuador is a good fit for us?

  • Leticia, dia Postado em 13 de Fevereiro de 2013

    Gracias Ramiro! Ya lo corregimos! E muitos saludos Peter!

  • Ramiro, dia Postado em 04 de Fevereiro de 2013

    me gusta mucho la información de la comuna Tola chica las fotos bonitas solo hay dos cosas si nos pudieran ayudar corrigiendo es la fecha de la personeria juridica de la Comuna no es 1994 es 1944 y el correo mio que es verdenatural21@gmail-com por favor ayudenos con eso suerte sigan haciendo lo que hacen me parece lindo por el bien de la naturaleza Suerte Chicos les mando abrazos cuidencen mucho chaosssssss

  • Peter Cordenonsi, dia Postado em 01 de Fevereiro de 2013

    Ótimo relato uma fotografia deste novo mundo que está crescendo- Gratidão pela germinação destas sementes!

Comente neste post

Copyright © 2010 Común Tierra. All rights reserved. Desenvolvido por dzestudio