Comun Tierra

Uma Exploração de Comunidades Sustentáveis na América Latina.

Você está em:

Blog

Permacultura para Jóvens com Necessidades Especiais

Postado em 24 de Outubro de 2013
anterior proxima
Um dos grupos de estudantes do Instituto Esperanza em Mendoza, Argentina Um dos grupos de estudantes do Instituto Esperanza em Mendoza, Argentina
Uma estudante provando a Bici-lavadora! Uma estudante provando a Bici-lavadora!
Ryan alimentando los animales Ryan alimentando los animales
Plantas para hortas do sítio e para as hortas familiares Plantas para hortas do sítio e para as hortas familiares
Outro grupo de estudantes Outro grupo de estudantes
Letoi explicando o funcionamento da Minhoca, nosso motorhome! Letoi explicando o funcionamento da Minhoca, nosso motorhome!
---E mais outro bici-maquineiro! ---E mais outro bici-maquineiro!
Um novo bici-maquineiro! Um novo bici-maquineiro!

Olá família!

Viemos para contar que esta semana estamos compartilhando com nossos amigos de GranJardín, um projeto familiar de Permacultura fundado há mais de 12 anos, que entre suas atividades promove a educação para jovens com necessidades especiais.


GranJardín é um projeto eco-pedagógico que recebe visitas regulares de alunos do Instituto Esperanza como parte de seu projeto educativo escolar. No sitio eles cuidam de animais (coelhos, cabras, gansos e um cavalo), cultivam nas hortas orgânicas, organizam resíduos para reciclagem, além de aprender sobre a bio-construção e os eco-tijolos, fornos solares e compostagem.

Uma estudante alimentando os Coelhos.

 

Esta semana, as atividades dos visitantes foram diferentes, fizemos um tour pelas eco-técnicas de um projeto nômade: nosso Común Tierra! Depois de uma rodada de introdução, contamos um pouco mais sobre nossos 3,5 anos de viagem desde o México até a Argentina, sobre os diferentes projetos que visitamos e explicamos o funcionamento das eco-técnicas que utilizamos na Minhoca.

 

Por isso fizemos demonstrações da Burbuja, nossa bici-máquina lavadora de roupas, que despertou muita curiosidade e sorrisos dos estudantes quando provaram o seu funcionamento a pedaladas!

 

Os estudantes também subiram no teto para ver os painéis solares, além de apreciar a vista do sitio. Também lhes convidamos a conhecer a Minhoca por dentro, e suas outras eco-técnicas, como separação de resíduos, para compostagem e eco-tijolos, banheiro seco, banco de sementes e produção de alimentos saudáveis como germinados e fermentados.


Todos os dias estamos recebendo um ou dois grupos de estudantes com idades entre 12 e 21 anos, oriundos da região de Mendoza, Argentina. Hoje acabamos esse ciclo de visitas aqui em GranJardín, felizes pela linda experiência de compartilhar com os alunos!

É a primeira vez que vimos um projeto de permacultura para jovens com necessidades especiais, e é realmente bonito de se ver. Além de aprender sobre eco-técnicas, os jovens têm a oportunidade de conhecer mais os animais, colocar as mãos na terra, trabalhar fisicamente num ambiente natural, e melhorar a qualidade de suas vidas enquanto aprendem questões de sustentabilidade.

Para saber mais sobre o Granjardín, visite aqui.

Mandamos muita luz, debaixo do céu gigante da primavera de Mendoza...

Ryan e Leti


Comentários

  • Micki, dia Postado em 31 de Outubro de 2013

    Very nice!

  • Ángeles, dia Postado em 29 de Outubro de 2013

    esta muy bueno el proyecto q tienen con el instituto esperanza no se porque no lo hicieron cuando yo tuve granja

  • Nora, dia Postado em 26 de Outubro de 2013

    Hermosa experiencia- Gracias por ayudarnos a seguir creyendo que un mundo mejor es posible!!

Comente neste post

Copyright © 2010 Común Tierra. All rights reserved. Desenvolvido por dzestudio