Comun Tierra

Uma Exploração de Comunidades Sustentáveis na América Latina.

Você está em:

Blog

Primeiro Encontro da Rede de Ecovilas do Chile: O Chamado do Roble!

Postado em 13 de Maio de 2014
anterior proxima
Um banheiro seco construído durante o encontro Um banheiro seco construído durante o encontro
Conversa sobre a Rede de Sementes Livres do Chile Conversa sobre a Rede de Sementes Livres do Chile
Vista da Ecovila Pailimay Vista da Ecovila Pailimay
Hora do chá para as crianças! Hora do chá para as crianças!
Uma exibição dos nosso amigos do Projeto Eco-Nômade Earth code Uma exibição dos nosso amigos do Projeto Eco-Nômade Earth code
Conversa sobre Saúde Integral com Lemulawen Conversa sobre Saúde Integral com Lemulawen
Construindo con superadobe Construindo con superadobe
Quer aprender como usar o banheiro seco? Quer aprender como usar o banheiro seco?

Ficamos muito contentes que nossa visita ao Chile coincidiu com um Grande encontro de Ecovilas no país, dos amigos da Rede Ecochile, de 17-20 de abril de 2014. Depois de ter contato com vários projetos durante nosso recorrido, e de conhecer alguns deles que trabalhamos em rede de forma virtual, foi bonito poder ver a rede trabalhando, conhecer outros rostos e aprender más de sua organização.


O Sol nascendo entre as montanhas.

Esse Encontro foi na Ecovila Pailimay, um projeto na região central do Chile, numa região acima das montanhas, onde se sente um universo a parte. A pré-cordilheira dos Andes surge densamente e esse local tem uma energia dinâmica e energética. Sendo um lugar perfeito para um encontro.

Foram 4 dias de atividades, com workshops, cursos, palestras e o mais importante, foi um espaço de convivência entre projetos e interessados. Para compartilhar informações valiosas durante o dia e celebrar com lindas noites de música na fogueira.

Esse foi o primeiro encontro organizado pela Rede de Ecovilas do Chile, que foi criada em 2007 durante o Encontro “O Chamado do Espinho”. De 7 anos pra cá, a Rede vem crescendo e amadurecendo, os representantes de cada projeto se reúnem cada seis meses, e a Rede faz difusão através de boletins mensais dos projetos. Atualmente são 15 participantes, distribuídos em diversas regiões do país. Mas esse foi o primeiro encontro aberto ao público geral e teve uma grande receptividade: mais de 110 pessoas participando! Além disso, foi um espaço de interação para os próprios membros da Rede conhecerem a outras pessoas dos projetos, que não são somente os representantes.

Durante o Encontro, os representantes dos projetos na rede estiveram reunindo-se cada dia em plenárias fechadas definindo temas organizativos. Para os que estavam de fora, havia atividades, e espaços de troca, além de diversos workshops práticos sobre eco-técnicas e a vida em ecovilas.

Acima, um Workshops sobre Preserva e Manutenção Sustentável de Bosques
Abaixo, uma construção em barro na cozinha comunitária.

No último dia do Encontro, o Común Tierra liderou um grande debate sobre Ecovilas na América Latina trazendo alguns exemplos interessante que vimos durante esses 4 anos de viagem. Foi um espaço de troca e conversa também apoiado por Gustavo Lerner. A presença de muitos participantes da Rede de Ecovilas interessados enriqueceu muito a discussão, trazendo também exemplos locais e globais. Ficamos muito felizes com a troca e com vontade de seguir mais!

Em cada encontro que vamos (e são muitos!), vemos como esses espaços de convergência são fundamentais para os projetos e também para pessoas de fora aprendem sobre esse estilo de vida. Trocar experiências ajuda aos projetos a ampliar sua visão, e reconhecer seus desafios e forças. E principalmente traz novas formas de fazer as coisas, algo muito importante nos Assentamentos Sustentáveis!

Esse é um dos pontos importante de uma rede, criar elos de conexão para dar mais apoio e resiliência a esse tipo de empreendimentos, tão importantes nos momentos em que vivemos...

Nossa atividade foi num dos lindos domos de Pailimay

Também fizemos uma tarde de visitas guiadas na Minhoca, que estava estacionada numa montanha acima da ecovila.

A atividade final do Encontro foi um lindo teatro apresentando pelas crianças usando posturas de yoga para contar uma história fantástica.

Adoramos poder conhecer a Rede Eco Chile mais de perto e aprender como vem trabalhando para criar uma plataforma que suporte projetos ecológicos no Chile. O Chile ainda não tem uma história antiga com ecovilas, mas sim com a permacultura. E nesse momento tem vários projetos iniciando, assim que vemos super importante o trabalho que a Eco Chile faz para apoiar esse movimento.

Mensalmente eles produzem um boletim sobre os projetos ativos e em breve estarão lançando um livro sobre 8 iniciativas, além do Encontro Nacional de Ecovilas, que a partir de agora, será anual. Para saber mais veja: ww.ecochile.org e também www.permacultura.cl.

Nosso tempo no Chile vai finalizando, estamos preparando para cruzar a fronteira rumo a Argentina outra vez! Como sempre o caminho segue para a Minhoca...

Gratidão querido Chile!

Ryan e Leti


Fotos adicionais dos projetos ecológicos nômades Ecos de Origen (Raymond Lodge) e La Ruta Ecológica (Daniel Alonso Dias Concha)

Comentários

  • Tatiana, dia Postado em 14 de Maio de 2014

    yo estuve ahi compartiendo con todos fue maravillosomagicosanador-genial! saludos hermanos

Comente neste post

Copyright © 2010 Común Tierra. All rights reserved. Desenvolvido por dzestudio