Comun Tierra

Uma Exploração de Comunidades Sustentáveis na América Latina.

Você está em:

Blog

Rota Común Tierra e os Projetos Ecológicos na Bolivia!

Postado em 13 de Junho de 2014
anterior proxima
Bem-vindos a Bolivia! Bem-vindos a Bolivia!
Salar de Uyuni, maior deserto de sal do mundo! Salar de Uyuni, maior deserto de sal do mundo!
Quem quer... cereal?? Quem quer... cereal??
Mural, La Paz Mural, La Paz
Bio-feira de Achocalla Bio-feira de Achocalla
Minhoca ao lado Minhoca ao lado "da nave" no El Poncho Eco-Centro
Abundantes hortas orgânicas em Samaipata, Bolivia Abundantes hortas orgânicas em Samaipata, Bolivia
Ryan e Jesse mostram que essa é a a segunda vez que nosso carro para na Bolivia rural (depois disso vieram as abelhas!) Ryan e Jesse mostram que essa é a a segunda vez que nosso carro para na Bolivia rural (depois disso vieram as abelhas!)
Chakana (cruz indígena), nessa foto com várias diemsões e muitos simbolismos Chakana (cruz indígena), nessa foto com várias diemsões e muitos simbolismos
Fantasias no Carnaval de Oruro, Bolivia Fantasias no Carnaval de Oruro, Bolivia
Noite de Cinema Común Tierra em La Paz Noite de Cinema Común Tierra em La Paz
Leticia e Wiracocha: Leticia e Wiracocha: "a causa sem causa", guarda da Porta do Sol
Bom Dia La Paz! Bom Dia La Paz!

Bolivia é para muitos, um lugar legendário. Os incríveis Andes e o Altiplano, que pelo oriente vão descendo até a pura Selva Tropical Amazônica criam um ambiente e clima lindo e intenso. O país é, um 60 a 70% indígena (as populações maiores são Quechua e Aymara), sendo um dos países mais indígenas de todo o Continente Americano.

O Poderoso Apu (Montanha) Illimani nos deu boas-vindas em nosso primeiro dia na Bolívia.

Ainda com a globalização chegando, Bolivia mantém muitas das suas tradições, e tem partes do país onde a gente se sente em outra época. Viajar aqui, pelos caminhos rurais, pela "Bolivia Profunda", segue sendo uma aventura. O fundador de um projeto de permacultura na Selva Alta Amazônica nos disse que certa vez seu ônibus levou 3 dias para viajar 500 km de La Paz até seu povoado.

Ignorando as advertências de não sair com a Minhocas das rotas principais, as vezes seguimos por caminhos alternativos, o que nos levou a diferentes condições: ter que parar algumas horas por manifestações e greves na estrada; ou a Minhoca chacoalhando por horas num caminho bem ruim de chão batido; ou a viagem com o dobro do tempo que o normal pela dificuldade das curvas; mas, principalmente,... conhecer povoadinhos lindos e fascinantes com lindas vistas dos Andes!

Caminhos como esses, estreitos sem asfalto, e com muitas curvas pela montanha são comuns e mostram as vistas mais espetaculares que se pode ver!

Curtimos muito nosso tempo na Bolivia, visitando mercados incríveis (como o do El Alto) que tem infinitas quadras), vendo as diferentes  procissões de carnaval, a loucura dos micro-ônibus em La Paz, conhecendo lugares arqueológicos sagrados,  e partilhando com as pessoas locais e sua rica cultura, além de conversar com as vendedoras de frutas que amavelmente nos chamavam de "caseritos!"

Bolivia é um país forte, que mantém una energía da Terra viva e latente, seja pelas diferentes culturas vivas, seja pela sua linda geografia montanhosa. E principalmente, pela gente que ainda vive uma vida simples. Esse é o ensinamente do sustentabilidade mais profundo que Bolivia nos deixou.

Além das comunidades tradicionais já existentes, o movimiento de permacultura e ecovilas não está tão desenvolvido na Bolivia, mas está crescendo: existem alguns projetos antiguos e a maioria são projetos novos. Visitamos 7 projetos ecológicos bem interessantes durante nossa visita, muitos deles na região de Samaipata. Podes ver no nosso Mapa de Ecovilas e Projetos, Seção Bolivia! Cada lugar têm mais detalhes, fotos, práticas e contato.

Desfruta!

Ryan e Leti

 

Para mais fotos da Bolivia, clique no album de fotos.

Comente neste post

Copyright © 2010 Común Tierra. All rights reserved. Desenvolvido por dzestudio