Comun Tierra

Uma Exploração de Comunidades Sustentáveis na América Latina.

Você está em:

Blog

Na rota Chilena do movimento de Permacultura e Ecovilas!

Postado em 11 de Dezembro de 2014
anterior proxima
El Manzano El Manzano
EarthShip (Nave Tierra) EarthShip (Nave Tierra)
EcoCentro Eluwn EcoCentro Eluwn
Horno Solar de Bioantu Horno Solar de Bioantu
Blowing in the Wind Blowing in the Wind
Proyecto Biourbanizando Proyecto Biourbanizando
Ducha en Pio Pio! Ducha en Pio Pio!
EcoEscuela Vivencial EcoEscuela Vivencial
Ecoaldea Pailimay Ecoaldea Pailimay

Amigos!

Já subimos no nosso Mapa de Ecovilas Común Tierra os projetos que visitamos no Chile em 2014!! A nossa estadia no Chile foi há vários meses, mas ainda lembramos com carinho o lindo tempo e queridos amigos que fizemos lá... O Chile é um país bonito, interessante e peculiar: sua geografia é longa e muito estreita tudo se sente tão perto e ao mesmo tempo tão longe! Ás vezes nos sentimos assim lá.


Encontramos no Chile uma gente muito simpática e alegre com um sotaque peculiar (catchay?). E ao mesmo tempo ainda muito tocados pelos traumas da ditadura e da maneira como o capitalismo entrou de forma tão agressiva no país durante este período e existe até hoje. Chile é um país "moderno" para padrões latino-americanos, com as políticas capitalistas e de livre comércio muito fortes lá, existem grandes corporações em várias áreas como o agronegócio, e deixam fortes desafios no trabalho ambiental e social (uma realidade similar na América Latina, mas no Chile mais avançada). Ao mesmo tempo, encontramos um povo forte, que por um lado é brincalhão e por outro muito empreendedor em seus projetos, utilizando o acesso à informação e energia de um país desenvolvido para construir seus sonhos. Além disso, Chile é marcado por uma cordilheira bonita, tem os abacates mais incríveis e inesquecíveis, além de muita beleza em seu grande e profundo mar.


Praia do Concón

 

 

MOVIMENTO DE ECOVILAS E PERMACULTURA NO CHILE

Visitamos 10 projetos no Chile em 2014, nas regiões mais centrais. Encontramos projetos de permacultura educacionais muito organizados como Ecoescuela El Manzano, e outros jovens e seguindo um caminho promissor como Ecoescuela Vivencial, além de outros iniciando com energia, como Pio Pio. Vimos grupos de educadores e profissionais ativando como Bioantu, passamos pela primeira vez por um Eartship (Nave Terra) durante a viagem! Visitamos comunidades antigas como comunidade ecológica "não intencional" Blowing in the Wind e também o Eco-Centro Eluwn, e participamos do Encontro Nacional da Rede de Ecovilas do Chile (Eco Chile) na Ecovila Pailimay.


Estudantes Universitários na “Ecoescola El Manzano”

Em comparação com o que vimos na América Latina, sentimos que os projetos de educação e permacultura no Chile tem muito empreendedorismo e energia para criação de negócios sustentáveis, e também vários desses projetos estão fazendo conexões com os governos locais. Não encontramos tantas ecovilas, ou as que encontramos eram menores, mas vimos a força da Rede de Ecovilas do Eco Chile apoiando este movimento a crescer muito. E também vimos a Rede Nacional de Sementes Livres iniciando com muita força. Tudo isso combinado com um interesse crescente no movimento sustentável no país, que acompanha uma tendência mundial.

 

ECO CHILE E O TRABALHO EM REDES

Nós conectamos muito com amigos Rede Eco Chile (parte da CASA). Eco Chile é uma rede de ecovilas fundada há oito anos e que tem sido uma plataforma para apoiar o crescimento do movimento de comunidades no país. Eco Chile trabalha para ecovilas e projetos de permacultura de forma bastante organizada. Eles têm uma newsletter regular e estão desenvolvendo o primeiro livro sobre ecovilas no Chile. A rede realiza duas reuniões anuais somente para membros, e em 2014 fizeram o primeiro encontro nacional da Rede aberto ao público, que participamos. Foi um sucesso! Mais detalhes aqui.

Encontro de Ecovilas no Chile

Acreditamos que as redes são muito importantes para criar espaço de contenção, apoio, e divulgação. E ajudam a criar resiliência pro movimento sustentável. Vimos como ECO Chile joga um papel fundamental em dar visibilidade e força a este movimento no país. Que bom que seguem!

Também no país começa uma Rede de Sementes Livres conectadas com outras redes latino americanas, que estão colocando energia em questões fundamentais de proteção e propagação de pequenos bancos locais de sementes nativas. Nós acreditamos e trabalhamos muito nisso com o Común Tierra, sabendo que essa é a base da soberania, a alimentar. Assim que nos alegra ver esse movimento passando!


ATIVIDADES COMÚN TIERRA NO CHILE

Común Tierra em workshop em Talca

Além de visitar projetos, Común Tierra esteve participando de treinamentos em Dragon Dreaming com Ronald Sistek, o que nos deu muita aprendizagem e ferramentas sobre criação de projetos colaborativos. Também fizemos algumas oficinas, noite de eco-cine, palestras, workshops de danças, participamos de Feiras Ecológicas... tudo com muita alegria, interesse e diversão! Aqui você pode ver um vídeo entrevista sobre o Común Tierra que os nossos amigos chilenos “Ecos de origem” fizeram.

 

Mas acima de tudo, tivemos uma linda estadia e boas lembranças dos queridos amigos do Chile! Estamos agora na Argentina, em rota para o sul, então? Tão longe, tão perto, em breve voltaremos ao Chile novamente!

Abraços, Leti e Ryan

 

(Para ver mais fotos do Chile, clique aqui)

Minhoca no Lago Colbún

 



Comente neste post

Copyright © 2010 Común Tierra. All rights reserved. Desenvolvido por dzestudio