Comun Tierra

Uma Exploração de Comunidades Sustentáveis na América Latina.

Você está em:

Blog

Común Tierra por Luis Beltrán: Na rota do Norte Patagônico!

Postado em 24 de Janeiro de 2015
anterior proxima
Participantes do evento Común Tierra Participantes do evento Común Tierra
Colhendo minúsculas sementes de tabaco! Colhendo minúsculas sementes de tabaco!
Nuria apresenta a farinha da comunidade LaBanda Nuria apresenta a farinha da comunidade LaBanda
Aniversário de um amigo! Aniversário de um amigo!
Distribuindo bolachas solares! Distribuindo bolachas solares!

Feliz Ano Novo amigos!


Escrevemos a contar algumas novidades da rota Común Tierra. Semana passada estivemos visitando Luis Beltrán, uma “ilha” no Rio Negro, Argentina, conhecida pela produção de frutais. Nos últimos anos esta região vem recebendo uma onda de artistas, educadores, e ecologistas argentinos mudando para lá. Projetos como “La Casa Mágica”, "Comunidade La Banda" e "Chácara Corazón" são alguns deles.

“La Banda” foi nosso paradeiro na região, uma bonita comunidade na beira do rio onde ficamos muito amigos dos integrantes... O projeto, fundado há 3 anos está criando estruturas básicas. Durante nossa visita de dias ensolarados de verão, estávamos trabalhando em construções de casa e estruturas para alguns membros.


Alguns membros da comunidade LaBanda

 

Durante nossa estadia fizemos um evento Común Tierra para pessoas da região. Fizemos feira de sementes crioulas, exibição de eco-técnicas da Minhoca e Eco-Cine Solar com nossos videos da América Latina. Tivemos muitos participantes, e ao final celebramos com uma roda de música e tambores!

Ryan trocando sementes

Leti explicando como funciona o forno solar

A comunidade ainda não tem eletricidade, mas fizemos Eco-cine com a energia da Minhoca!

 

Também estivemos fazendo trocas de sementes com agricultores da região, Carmem e Roberto. Eles cultivam muitas hortas e vendem verduras na cidade, além de cuidar de um grande banco de sementes.

No ano passado eles foram selecionados para representar sua região no evento Slow Food na Itália, nos contavam orgulhosos.

Trocamos también com os Kukis, fundadores do Projeto “La Casa Mágica” e membros da Comunidade La Banda

 

Durante nossa visita também facilitamos uma dinâmica de grupo com a comunidade. Apresentamos informações, técnicas e idéias utilizadas pelos projetos que visitamos para ajudar-los a definir suas bases comunitárias.


Foi um frutífero encontro com muitos passos avançados!

 

Tivemos lindos dias de partilhar passando informações, sementes, fazendo eventos, atividades, trabalhando juntos, colhendo cerejas, cozinhando, banhando no rio e cantando em comunidade! Estamos felizes de mais uma vez semear a voz das comunidades e redes, fazendo o papel de mensageiros e “chaskis”, inspirado projetos que se fortalecem uns aos outros. (Ao final da nossa visita estavam construindo modelos de forno solar baseado na Minhoca!).

É nessas visitas, onde trabalhamos juntos e estreitamos laços, aprendemos e partilhamos em comunidade que carregamos nosso coração de energia para seguir esse caminho de tecedores pela América Latina.

Já estamos mais ao sul, por Bariloche, a ponto de cruzar a fronteira para o Chile.

Vista de um lago em Bariloche...

 

No Chile vamos participar de um treinamento em facilitação de grupos “En Camino del Elder” na Eco-Escuela El Manzano! Uma oportunidade especial para nós que queremos seguir trabalhando em comunidade! Más detalhes aqui.

Nos vemos no Chile!
Leti e Ryan

 

 


Comentários

  • victor rubenoff, dia Postado em 27 de Janeiro de 2015

  • alejandra brener, dia Postado em 27 de Janeiro de 2015

    me encanta lo que hacen- beso grande a Nuria Jelim que me conoce- me encantaria estar conectada con ustedes- Que envidia esta hermosisima y sana itineranciaabrazo Nuri

  • , dia Postado em 26 de Janeiro de 2015

Comente neste post

Copyright © 2010 Común Tierra. All rights reserved. Desenvolvido por dzestudio