Comun Tierra

Uma Exploração de Comunidades Sustentáveis na América Latina.

Você está em:

Blog

1º Encontro do Banco de Tempo Florianópolis

Postado em 14 de Outubro de 2016

Gente querida,

Escrevemos pra contar sobre uma coisa muito legal que está rolando em Florianópolis, o Banco de Tempo! Um banco de tempo é um espaço de troca de serviços, intercâmbio de talentos, valorizando igualmente o tempo das pessoas, sem o uso de dinheiro. Este banco valoriza igualmente uma hora de serviço de qualquer atividade, seja uma consulta médica, uma massagem, uma hora na cozinha ou na horta. Outro elemento é que nunca pode utilizar dinheiro em atividades de intercâmbio, o "pagamento" só pode ser em horas. Por exemplo, se João contrata Ana para reparar um telhado da sua casa, e o trabalho leva 4 horas, o João paga 4 horas pro banco. Logo, Ana pode usar suas 4 horas em outros serviços oferecidos por todos os membros do banco de tempo.

Um tipo de iniciativa com sucesso em muitas partes do mundo e parte de um novo paradigma, de que nosso tempo é o bem mais precioso que temos!

O banco de Florianópolis iniciou há poucos meses mas tem crescido muito rápido! Por isso houve um primeiro encontro para reunir participantes, explicar o funcionamento, trocar talentos e celebrar a abundância! Onde cada um presenteia a outro com aquilo de mais valioso que temos: nosso tempo!

O encontro teve oficinas de arte, música, yoga, bio-construção, terapias...


Nós, Leti e Ryan, apoiamos o evento oferecendo atividades de grupo no encontro, facilitando espaços para interação. Foi muito bacana!

Dinâmicas de Integração

Vemos que aqui em Florianópolis tem um movimento alternativo interessante crescendo e o banco está sendo um ótimo espaço para reunião de pessoas. Todos ricos! De talento e tempo!

Agradecemos a todos organizadores principalmente Geovana e Gilberto e partilhamos um video do evento produzido pela Vento Sul aqui:


Nós estamos utilizando muito o banco, fazendo vários intercâmbios: preparando hortas, dando aulas, mentoría, facilitação... ao mesmo tempo já recebemos massagens, corte de cabelo, tivemos uma babá para nossa bebê... Se quiser conhecer e participar, entra no grupo do facebook aqui.

Que bom ter uma poupança no banco mais valioso que existe: o do tempo!

Com muita gratidão.

Leti, Ryan e Anahí

Comentários

  • Alicia, dia Postado em 08 de Fevereiro de 2017

    Excelente esfuerzo

  • Renan Malassise , dia Postado em 28 de Novembro de 2016

Comente neste post

Copyright © 2010 Común Tierra. All rights reserved. Desenvolvido por dzestudio