Comun Tierra

Uma Exploração de Comunidades Sustentáveis na América Latina.

Você está em:
  • Página Inicial
  • Blog
  • Aldeia Tupinambá, Eco Cine, Eventos... últimas atividades em nossa região!

Blog

Aldeia Tupinambá, Eco Cine, Eventos... últimas atividades em nossa região!

Postado em 01 de Janeiro de 2018
anterior proxima
Público interessado no Eco-Cine Público interessado no Eco-Cine
Evento sobre Redes Evento sobre Redes
Evento sobre redes Evento sobre redes

Amigos, começamos 2018 cheios de projetos mas antes de contar sobre esses, queremos compartilhar algumas de nossas últimas atividades locais no fim do ano passado. Uma delas foi um hit dos 6 anos de viagem pela América Latina: O Eco-Cine Común Tierra, em Serra Grande!

Foi ótimo compartilhar algumas histórias e vídeos da viagem Común Tierra na estrada, tivemos um repleto e interessado grupo no evento, cheio de famílias. E como só tivemos tempo para assistir a 5 vídeos (dos 75, hehe!), repetiremos a atividade novamente por aqui.



Apresentando CASA, GEN e Movimento de Cidades de Transição

Algumas semanas depois da nossa exibição de filmes, ajudamos a produzir um evento para contar um pouco do ECCO 2017 e apresentar a Rede Global de Ecovilas, o Conselho de Assentamentos Sustentáveis da América Latina e o Movimento das Cidades de Transição. Este evento foi produzido pelo Común Tierra e pelos projetos  Destino Sustentavel (Kamala Aymara) e Irradiando Luz (Gabriel Siqueira), amigos e aliados que vivem na área e estão envolvidos com essas redes também.



Depois de apresentar as 3 redes mencionadas acima, utilizamos o GEN Playing Cards uma ferramenta da Rede Global de Ecovilas para diagnosticar alguns dos pontos fortes e fracos de um projeto/assentamento/região nas 4 dimensões da sustentabilidade. Em grupo fizemos uma dinâmica para analisar a Vila de Serra Grande. Essa atividade gerou uma ótima discussão e suscitou muito interesse dos participantes para continuar uma conversa sobre como melhorar as condições de vida na área e proteger a comunidade e recursos locais. Vamos organizar reuniões de acompanhamento no ano que vem, e publicaremos uma atualização em algum momento no próximo ano.




Visitando Aldeia Tupinambá

Também fomos conhecer Aldeia Tucum, do Povo Indígena Tupinambá no sul de Ilhéus. Lá nós fomos super bem recebidos por Ramon, cacique da aldeia, que compartilhou sobre os desafios atuais das comunidades e um pouco de sua história. Os Tupinambá fazem parte da grande nação Tupi que foram o primeiro povo indígena contatado pelos portugueses no Brasil do início dos anos 1500. Eles têm sobrevivido e lutado pelo seu direito à autodeterminação desde então.

Atualmente são uma população de aproximadamente 8.000 pessoas e não têm território federalmente reconhecido, então, depois de uma longa e infrutífera luta para obter o reconhecimento oficial de suas terras, eles decidiram reassentar suas terras em seus próprios termos e o conseguiram, através de muita luta e sofrimento. A vila que visitamos é o lar de cerca de 500 pessoas, com uma escola que também atende crianças de aldeias vizinhas.


Fórum de Educação Indígena que visitamos, em Ilheus  no mês de novembro. Reunindo vários povos indígenas da Bahia para determinar suas diretrizes na educação indígena do Estado.


Já estamos alinhando projetos conjuntos cpom essa comunidade, em breve virão novidades! Se quer saber mais sobre eles, veja esse vídeo.

Finalizando um ciclo, iniciando outro

Também organizamos seção de Danças de Paz no Solstício de Verão para celebrar a entrada do verão no sul e um novo ciclo em nossos territórios, fomos um atento e focado grupo e tivemos um espaço de celebração muito bonito. Seguiremos oferecendo essa atividade a cada mudança de estação aqui na comunidade.

Em ensaio antes da Dança. Ao final  esquecemos fotos do grupo todo!


E o que segue 2018?

A construção da nossa casa, a publicação do nosso livro, o trabalho nas redes e a construção de relações e projetos nessa comunidade local de Serra Grande, que estamos felizes de haver chegado!

Sim, sim. E Mais notícias sobre isso em breve.


Feliz novo ciclo, família!

Abraços - Ryan, Leti e Anahí

Comente neste post

Copyright © 2010 Común Tierra. All rights reserved. Desenvolvido por dzestudio