Comun Tierra

Uma Exploração de Comunidades Sustentáveis na América Latina.

Você está em:

Blog

Bioconstrução e Murais de Barro... do Peru para o Brasil!

Postado em 08 de Março de 2018

Nos últimos dias, tivemos o privilégio de hospedar 2 queridos amigos que vieram do Peru: Javier Bonifaz, arquiteto e construtor natural peruano, fundador de Tikabamba e Filipa Falcão, originalmente de Portugal, companheira de Javier e residente de Tikabamba, que é especialista em cosmética natural.


 

 Apresentação sobre Construção Natural e Arquitetura no Peru



Organizamos uma sessão aberta com Javier para os habitantes da Serra Grande para falar sobre bioconstrução e suas aplicações. Sua apresentação incluiu algumas dicas de como projetar e construir com materiais naturais, especialmente adobes, o material ancestral de construção do Vale Sagrado do Peru. Nós também assistimos curtos filmes sobre Permacultura e Murais em Relevo naturais. A comunidade adorou a apresentação!


A Águia e o Condor no mural da nossa futura casa!



(foto: Irina Biletska)

 

Javier tornou-se um especialista em murais 3D, usando cob para esculpir formas em uma superfície e, em seguida, tons de terra natural e pinturas para trazer formas diversas à vida. Seus murais incorporam símbolos antigos de culturas andinas, que ele vêm estudando há 3 décadas, bem como animais, plantas e figuras míticas. Desde que vimos seu trabalho durante nossa visita a Tikabamba em 2012, sabíamos que um dia, quando construíssemos nossa própria casa, queríamos ter as bênçãos de um mural como esse. E esse momento chegou!

O mural foi inspirado na viagem do Común Tierra e um pouco de nossa história e desenhado por Javier. A imagem principal do mural é uma espiral formada por uma águia e um Condor, abraçando-se no centro e abrindo para paisagens da luz do sol e à luz do luar, com dançarinos e músicos de ambos os lados. Alguns símbolos ancestrais foram usados para decorar o Condor e Águia, bem como na área ao redor.


 Aqui você pode assistir a um pequeno vídeo sobre o mural:


 Foi realmente uma alegria a sincronia de que Javier estava em rota pelo Brasil, e que pudéssemos organizar uma breve visita deles aqui em Serra Grande. E um prazer partilhar em família depois de tantos anos!


(foto: Irina Biletska)

Talvez este arco-íris que apareceu no outro dia é realmente uma ponte mágica que conecta a costa da Bahia ao Vale Sagrado do Peru? São muitos caminhos que nos conectam...

Cheios de alegria, Na Bahia - Ryan, Leti e Anahí

Comente neste post

Copyright © 2010 Común Tierra. All rights reserved. Desenvolvido por dzestudio