Comun Tierra

Uma Exploração de Comunidades Sustentáveis na América Latina.

Você está em:

Blog

A Importância da Facilitação de Grupos na Construção de Projetos Sustentáveis

Postado há 9 anos
anterior proxima
Reunião na Comunidade Sieben Linden, Alemanha Reunião na Comunidade Sieben Linden, Alemanha
Reunião de Grupo, Ecovila Atlântida, Colômbia Reunião de Grupo, Ecovila Atlântida, Colômbia
Processo de Grupo, Projeto El Manzano, Chile Processo de Grupo, Projeto El Manzano, Chile

Diana Leaf Christian, depois de muitos anos estudando Ecovilas em todo o mundo, descobriu que 90% dos projetos de Ecovilas falham, com apenas 10% dos projetos perdurarem ao longo do tempo.

Com o Común Tierra, depois de visitar 120 comunidades sustentáveis na América Latina (e algumas na Europa) nos últimos cinco anos, aprendemos que a questão mais complexa para a maioria dos projetos são as relações humanas. "A parte ecológica é fácil, você cuida da Terra e ela responde com fertilidade e abundância! Mas entre as pessoas... é muito mais difícil de organizar-nos e aprender a ser coletivo! "

Muitas das comunidades que visitamos relata a dimensão social como maior desafio. Como criar acordos e tomar decisões em grupo? Como ser mais horizontais sem perder eficiência e agilidade? Como conviver com as diferenças? Como ter uma energia distribuída de forma sustentável? Como construir juntos? E principalmente: como lidar com os conflitos que inevitavelmente surgem em todos os projetos?

Porque a regeneração do tecido de relações humanas acaba por ser (muitas) vezes mais desafiadora do que a regeneração ecológica?

A natureza tende a responder positivamente à energia positiva que damos a ela. Se nós cuidarmos do nosso solo com adubo e outros nutrientes orgânicos, se regarmos nossas plantas em dias quentes, elas estarão crescendo, impulsionadas por um desejo inabalável de viver e crescer. Água, sol, ar, terra e possuem certas características que, quando conhecemos, podemos projetar sistemas ecológicos alinhados a sua lógica, quase sem erros. Técnicas como a Permacultura aplicada com sabedoria, tem indicadores e provas de que sempre funciona muito bem!

Já na esfera humana, os temas são muito mais complexos e desafiadores e, em muitos casos definem o sucesso ou êxito de um projeto. Desafio número um: O ego. Como trabalhar o ego? Todo e qualquer projeto que você deseja construir e viver num novo paradigma, inevitavelmente, tem que trabalhar o ego. Como mudar o chip de um treinamento de uma sociedade individualista e reaprender a co-criar coletivamente? Ao viver numa comunidade ou projeto sustentável, tornamo-nos espelhos um do outro, onde rapidamente enfrentamos esses limites e decisões.

A co-existência requer um forte trabalho de crescimento pessoal, ser flexível para superar nossas diferenças e aprender a ter compaixão para dar-nos apoio. A coexistência bem-sucedida também requer o conhecimento de métodos de organização e a criação de estruturas sociais claras para serem utilizadas, tanto em momentos de desafio e de crise quanto em tempos de sucesso e celebração.

Um mapa de algumas técnicas sociais num grupos de trabalho de “El Camino del Elder”

São essas técnicas e ferramentas que muitas vezes fazem a diferença entre um projeto que termina após um conflito ou desafio, e um projeto que ultrapassa o conflito e aplica o aprendizado em desenho, monitoramento e gerenciamento para perdurar ao longo do tempo. Certamente há muitas dessas técnicas e práticas que os 10% de projetos de exitosos utilizaram para trabalhar a parte humana de seu sonho coletivo.

Em muitos casos, pode-se evitar ou minimizar uma série de conflitos com uma boa organização e estrutura: acordos, documentos e processos claros, técnicas para tomas de decisão, sistemas de liderança compartilhada e, sobretudo, uma boa facilitação e manejo de grupos para permitir que isso aconteça. Em projetos precisamos de pessoas treinadas e qualificadas em técnicas de resolução de conflitos e gestão emocional para apoiar estes processos de forma eficiente e resiliente.

Reunião de Grupo na Comunidade Dancing Rabbit, Estados Unidos

Ao final, para que os projetos de Permacultura e Ecovilas alcancem grande impacto na sociedade, precisamos de exemplos maduros que perdurem no tempo, ensinando como este "experimento social" é uma realidade possível. Precisamos aumentar a porcentagem de projetos bem-sucedidos! E para isso será vital colocar energia no desenho social, no tecido de relações humanas, utilizando ferramentas de crescimento pessoal, acompanhamento e trabalho em equipe.
Deixamos claro que, se você planeja criar projetos regenerativos, é parte dessa missão, aprender a regenerar o tecido humano!

Caminhemos pela cura! E só aprenderemos caminhando juntos!

 

Alguns recursos que recomendamos na América Latina:

“El Camino Del Elder” - Curso inédito na América do Sul, com Jose Ulises Escorihuela, da Espanha: ferramentas para transformação pessoal e coletiva, trazendo técnicas e ferramentas sociais para a gestão sustentável de projetos. Ulisses é uma pessoa com um longo e reconhecido caminho em formação de facilitadores de grupo.

Na Ecoescuela El Manzano, Bio Bio, Chile
25 de janeiro de 2015 - 06 de fevereiro de 2015

Mais informações: aqui.

Educação Gaia - Programas de Treinamento em Desenho de Ecovilas, com base na experiência de Ecovilas ao redor do mundo, o curso de 4 semanas, direciona uma semana de trabalho sobre a Dimensão Social.

Próximo curso de Educação Gaia na América Latina:

Em Ecoescuela El Manzano, Bio Bio, Chile
03 de janeiro de 2015 - 30 de janeiro de 2015

“Criando uma vida juntos” - Livro escrito por Diana Leaf Christian em seu estudo de Ecovilas do mundo, com dicas sobre como começar uma Ecovila e aprofundando em muitas questões de concepção do projeto.

Feliz Ano Novo! Que 2015 venha com muita saúde em todas as nossas relações!

Ryan e Leticia

Copyright © 2024 Común Tierra. All rights reserved. Developed by dzestudio. Updated by Hellice