Comun Tierra

Uma Exploração de Comunidades Sustentáveis na América Latina.

Você está em:

Blog

Caravana Común Tierra: Cali, Salento e Anthakarana!

Postado há 12 anos
anterior proxima
A nossa gourmet Silvia preparando... A nossa gourmet Silvia preparando...
... A pequena panela do molho ... A pequena panela do molho
E o delicioso molho Mae Ploy!! E o delicioso molho Mae Ploy!!
Nossas abuelas, as pedras do temascal! Nossas abuelas, as pedras do temascal!
Entregando presente para nossos anfitrões! Entregando presente para nossos anfitrões!
Desenhando em grupo! Desenhando em grupo!
Nosso presente ao Iván e Silvia! Nosso presente ao Iván e Silvia!
Segundos os paisas dá sorte ter babosa nas janelas... Segundos os paisas dá sorte ter babosa nas janelas...
Noite de Arte!! Noite de Arte!!
Noite de Música! Noite de Música!
Leti pintando enquanto Rayo e Lucile seguem firme no macramê!! Leti pintando enquanto Rayo e Lucile seguem firme no macramê!!
Nosso amigo, o Romeo! Nosso amigo, o Romeo!
Amassando o milho das arepas! Amassando o milho das arepas!
Em Anthakarana, prontos para abelhar!! Em Anthakarana, prontos para abelhar!!
Altar Altar
Xuami colorindo nosso parede! Xuami colorindo nosso parede!
Mostra de vídeos do Común Terra Mostra de vídeos do Común Terra
Ryan malabareando para as crianças! Ryan malabareando para as crianças!
Nós e a Minhoca Nós e a Minhoca

Como vão amigos?

Aqui estamos de volta, com mais um blog, cheio de novidades vindas dessas alegres terras Colombianas. Viemos com o coração cheio para contar uma das mais bonitas experiências que tivemos nessa viagem, NOSSA CARAVANA!

Durante esses quase dois anos (!) de viagem, sempre tivemos um sonho de criar uma caravana, partilhando um pouco da nossa viagem com mais amigos, trocando experiências, manifestando música e arte em nossas vidas e principalmente vivendo o dia-a-dia fora das ecovilas de forma mais comunal.

Sabemos que uma das condições mais importantes dentro de uma vida sustentável é trabalhar o nosso espírito coletivo, aprendendo a dividir, partilhar espaços, tomar decisões juntos e ser família de verdade. Por isso há algum tempo decidimos convidar amigos queridos a participar de uma caravana durante um mês e fazendo esse exercício conjunto aqui na Colômbia. Para nossa sorte alguns deles vieram, outros novos apareceram e muito fluidamente formamos um pequeno grupo de sete membros que se tornou uma família cheia de vida, uma Caravana de Común Tierras Multiculturais e Internacionais que desbravou essas bonita Colômbia!

\"\"

Todos apertados entre as malas na minhoca

Todos os membros participamos do Consejo de Visiones (Llamado de la Montaña) em Cauca, grande oportunidade para sintonizar energias, abrir mais nosso espírito comunal e viver experiências coletivas. Nosso grupo estava formado pelas seguintes pessoas:

Katie, querida amiga da Califórnia, que conhecemos há um ano caravaneando no México, veio com toda sua diversão cantando canções no ukele,

Blitz, o nosso Raio Japonês veio para alegrar com seus tambores, suas palhaçadas criativas e o seu jeito de criança que encantava a todos (além de seus dreadlocks que ficaram em alguns de nós),

Carol, a nossa irmã brasileira de longa data veio trazendo sua criatividade e fluidez artística que embelezar nosso encontros além das lindas músicas brasileiras tocadas no pandeiro,

Lucile doce amiga francesa já conhecida de outras viagens e encontros, nos ajudou muito a centrar energias, organizar-nos mais e lembrar de cuidar-nos uns dos outros com o seu curativo Reiki,

Xuan nosso viajante Colombiano que além de suas lindas Raízes crioulas, cantou nossos dias com sua guitarra especial e seus divertidos instrumentos musicais.

Além de nos dois, Leti e Ryan, amigos, parceiros, ativados com o movimento de Ecovilas, sementeiros e artistas, inspirados a seguir desenvolvendo nosso lado pessoal e comunal recebemos essa família a viajar juntos em nossa querida Minhoca, nave galáctica que nos levou para todos os lados!

\"\"

Da esq para direita: Blitz, Carol, Ryan, Leti, Carlos (amigo local), Katie, Xuan e Lucile!

CALI

Saindo do Consejo fomos rumo a Cali, onde tínhamos que parar para cuidar da Minhoca, que depois dos seus quase 2 anos de viagem, andava precisando de cuidados mecânicos. Foram vários dias para descobrir “onde doía”, mas depois de quase uma semana descobrimos que precisávamos trocar suas duas (sim, descobrimos que ela tem DUAS) bombas de gasolina...

\"\"\"\"

Ryan pesquisando a Minhoca...                           ... e Iván também!

Assim que durante os primeiros dias (que acabaram se tornando uma semana) estivemos no Rancho La Papunga dos queridos amigos Colombianos Ivan e Silvia, onde pudemos conhecer sua horta orgânico e práticas de compostagem, centrar um pouco a energia como grupo depois de tantas atividades no Consejo, ter um tempo tranqüilo juntos, organizar-nos (e lavar nossas roupas!), planificar a viagem, fazer muita música e arte, organizar o nosso banco de sementes e participar de algumas cerimônias, enquanto esperávamos pela Minhoca.

Enquanto estivemos lá aprendemos com Silvia como fazer uma Salsa Mae Ploy de pimentão agridoce que levou dias e ficou deliciosa...

Com coloridos pimentões!

Eram dias de muito canto...

Organizando postais e sempre cantando...

\"\"

Cantando e fazendo parcerias!!

Organizando sementes...

...que serão distribuídas pelo mundo!

Foi uma semana de cerimônias:

Círculo de Palavra e Tabaco Sagrado

Carlos preparado o Temazcal (tenda de suor)

Depois do temazcal...

Iván e Silvia durante toda a semana nos cuidaram muito e nos ofereceram muito, foi realmente uma benção estar com eles! Depois de uma semana no rancho dos nossos queridos amigos, nos despedimos muito gratos pelo seu carinho e partimos rumo a Salento.

Nós com Ivan e Silvia

SALENTO

Salento é um pequeno povoado turístico muito bonito e conhecido pela sua tradição musical. Estivemos alguns dias nessa cidade, fazendo performances e música no parque, mostrando nosso carro a diversos visitantes, compartilhando com crianças, enfim, sendo uma atração na cidade que curiosa escutava nossas músicas e buscava saber quem éramos...

Quando chegamos tinha um trailer de uma família canadense que viaja pelo Continente estacionado na praça:

\"\"

Também com um mapa no mesmo lado que a Minhoca!

Cantando na Praça...

Levando música e consciência a muitos lados!

\"\"

Até os militares gostaram...

Manhã de Yoga na Montanha

Noite de Pintura: Lucile no sol e Ryan, com um espiral na cabeça!

ANTHAKARANA

Saindo de Salento fomos visitar os amigos de Anthakara, uma bonita ecovila formada há alguns anos por artistas e pedagogos, amigos que fizemos no Consejo de Visiones. Tivemos somente alguns dias na Ecoaldea que foram muito bonitos, pudemos participar de suas atividades, trabalhar conjuntamente, trocar sementes, canções e vivências.

\"\"

Subindo a montanha pra chegar em Anthakarana...

Blitz aprendeu a prepar a massa das deliciosas arepas!

O grupo na hora do jantar!

\"\"

Quadro organizando nossas atividades do dia

Em nosso último dia fizemos uma atividade com as crianças da escola do povoado local...

Que conheceram o funcionamento da Minhoca!

Foram dias tão bonitos nessa família que todos saímos com vontade de ficar mais. Mas infelizmente era tempo de levar dois membros do nosso grupo ao aeroporto. Katie e Blitz tinham um vôo para os Estados Unidos e precisavam partir...

Assim que nos despedimos de nosso grupo de sete, com tristeza pela despedida e o coração cheio de amor e gratidão pela linda experiência que tivemos. Deixamos nosso amigos em Armênia e ficamos agora em 5 (Leti, Ryan, Carol, Lucile e Xuami) por vários dias e com diversas atividades (contaremos no próximo post).

Mas o que mais nos alegrou foi ver como nosso grupo fluiu bem, sempre cheio de amor, flexibilidade e compreensão. Estivemos realmente juntos, unidos, partilhando e apoiando-nos e vivendo como família nestes dias. Pudemos aprender uns dos outros, ver-nos em espelhos, dividir historias e trabalhar em desafios.

E para nós que atuamos muito como dupla foi muito bonito ver nossa família crescida e estendida! Por isso agradecemos eternamente a todos esses amigos que participaram, pela presença e amor de cada um que esteve nesse encontro caravaneiro. Somos eternamente gratos por essa experiência, uma das mais fortes e bonitas que tivemos em toda a viagem e sabemos que sempre levaremos todos conosco...

Shakti ye!

Leti e Ryan

\"\"

Copyright © 2024 Común Tierra. All rights reserved. Developed by dzestudio. Updated by Hellice