Uma Exploração de Comunidades Sustentáveis na América Latina.
Olá queridos amigos!
Nos reencontramos para mais um post celebrando 5 anos do Común Tierra neste maio de 2015. Para isso, seguimos recapitulando cada um dos cinco anos, por semana. Comemoramos esta vida de aventura e bênçãos nas rotas sustentáveis da América Latina. Já compartilhamos a retrospectiva do primeiro e segundo ano da viagem. Nesta semana, vamos ver o nosso terceiro ano de Común Tierra!
COMÚN TIERRA: 3º Año
“EXPLORANDO LOS PAÍSES ANDINOS AMAZÓNICOS!"
Período: 16 de Maio 2012 – 15 de Maio 2013
Países: Ecuador, Peru, Bolivia e Brasil
Em nosso terceiro ano de viagem aprofundamos nosso projeto, nos tornamos nômades “sem data fixa de regresso”, melhoramos nossa produção de materiais e entramos em contato com um lado muito ancestral da América Latina: os poderosos e extremos climas andino amazônicos!
Nosso ano começou com um grande evento: a RIO+20! Común Tierra participou deste importante evento mundial em junho de 2012 no Brasil. Participamos da Cúpula dos Povos no Gaia Home, espaço para o movimento de ecovilas. Lá apresentamos o Común Tierra, e trabalhamos para a rede CASA, que fez sua aliança oficial com a Rede Global de Ecovilas (GEN). Nessa ocasião formalizamos nosso compromisso de entrar no Conselho Continental de CASA (A Cozinha!).
Apresentação do Común Tierra no GAIA Home
Grupo de CASA e GEN no Gaia Home
Esse ano nosso canal de videos Común Tierra teve muito crescimento e se consolidou como um espaço de informação sobre sustentabilidade, com 40 vídeos em três idiomas! Também melhoramos muito nossos materiais educativos e lançamos nosso primeiro DVD Común Tierra! Edição especial em 3 idiomas, 100% criado e produzido por nós! Ficamos muito orgulhosos, pois foi um grande esforço. Alguns dos bons vídeos deste DVD: Pigmentos Naturais em Tela, Como fazer um biodigestor e as Eco Caravanas! (Este ultimo fizemos para celebrar os projeto eco-nômades da Rede CASA, é divertido, não perca!)
OS ANDES
Este ano, chegamos às grandes montanhas, o Apus, velho Espíritos, coluna vertebral das Américas ... os Andes! Terra de culturas antigas quíchua, aimará e tantas outras, descendentes dos Incas. A cultura andina nos marcou muito: sua visão de mundo e sua relação com a natureza e os elementos; suas plantas como a folha sagrada de coca; seus alimentos nutritivos, como quinoa, amaranto, e maca, profunda música dos sikuris (flautas); suas cores do arco-íris de sua bandeira Whipala, bandeira da união de suas aldeias andinas ... tantos elementos tem essa cultura! Foi bonito ver como essas culturas ainda estão vivas e fortes, e como aprendemos deles.
EQUADOR
No Equador encontramos vários projetos do seu movimento sustentável, como Rede Guardiões das Sementes, Mulheres e Meio Ambiente, e Comuna Tola Chica.
Participamos em eventos nacionais como o Conselho de Visões: Chamado do Ilaló (vídeo abaixo) e também o Festival Internacional "Water Woman", com muitos estrangeiros.
Común Tierra chegou na Amazônia pela primeira vez no Equador! Tivemos uma experiência especial com uma familia Quechua aprendendo sobre a vida na selva, conhecendo suas lendas locais, a profunda ligação com a água e a chica de mandioca! Vimos também a dura realidade da destruição maciça do pulmão do mundo, com caminhões transportando árvores gigantes e estradas sendo abertas rapidamente ... Muito alarmante.
Familia Licuy Aguinda
PERU
Este foi também o ano da chegada ao grande Peru! Quantas vezes ouvimos huaynos (canção andina) que sempre citavam todas as províncias do país em um verso!... Peru nos deu a oportunidade de mergulhar mais fundo na cultura andina conhecer o chuño, batata que dura 40 anos! Comemos deliciosos molhos de argila (sim, verdade!) e choclos, os milhos gigantes nativos de lá...
Peru tem um fértil movimento sustentável, encontramos varios proyectos y en los diferentes climas como: deserto (Eutopia), Montanha (Kausay Punku) e Selva (Kapievi).
Nos marcou muito conhecer os majestosos locais do Império Inca. Nós estávamos lá no dia 20 de dezembro de 2012 e houve muitas festas na região.
Passamos bastante tempo no Vale Sagrado visitando vários projetos e participando da eco-feira local impulsada pelo Projeto Tikabamba. Seguimos com muitas atividades, workshops, trocas de sementes...
A Minhoca também segui avançando na sua eco cozinha! Este nosso terceiro ano de viagem estudamos muito sobre alimentação, já costumávamos germinar muito em casa, mas este ano começamos a estudar e fazer muitos tipos alimentos fermentados naturalmente e implementamos o suco verde. Nossa vida ficou mais saudável e deliciosa!
Foi um ano de movimento, em menos países e com mais tempo explorando seus eco-sistemas. As mudanças de altitude eram fortes. Viajando tantas vezes há mais de 5.000 metros, aprendemos:
Nesse ano também conhecemos o Lago Titicaca e um pouco mais da cultura andina! Estivemos com comunidades que ainda vivem um estilo de vida bem próxima do auto-sustentável, cultivando suas fortes sementes de grãos andinos, batatas e milho!
BOLIVIA
E finalmente chegamos a Bolívia! Lugar de Selva e Montanha! Em um caminho que nos mostrou muitos arco-íris chegamos a La Paz, capital a 3800 metros. Em La Paz fizemos vários eventos e workshops em centros e escolas e participamos da Eco-feira Andina de Achocalla. Também visitamos Sachawasi, Escola Andino-Amazônica de Permacultura.
Ops! Atolados no caminho a Sachawasi! Minhoca nem tentou!
(Nosso próximo ano segue com mais histórias pela Bolivia…)
AO FINAL...
Este foi um ano de aprofundamento da nossa compreensão do continente Latino Americano, aprendendo mais dos seus eco-sistemas, suas comunidades, suas culturas antigas ainda tão vivas. Nos encantamos com as suas sementes, suas orações, montanhas e lagos. Sentimos que foi um ano mais profundo, sólido, onde nós crescemos em entendimento, ampliamos nossa visão e nosso projeto seguiu madurando. Realmente a viagem (que seriam 2 anos), já estava durando um bom tempo. A vida nômade virou cotidiana: viver fazendo logística, cruzando fronteiras, se acostumando com o novo e imprevisto, viver conhecendo gente nova, trabalhando em muitas terras, conhecendo novas sementes, essa era a vida do Común Tierra!
E com muita energia seguimos caminho pela Bolívia... nos vemos no 4 ano!!
Abraços!
Leti e Ryan