Comun Tierra

Uma Exploração de Comunidades Sustentáveis na América Latina.

Você está em:

Blog

Conhecendo 18 Projetos Sustentáveis da Argentina!

Postado há 8 anos
anterior proxima
Minhoca atorada! Minhoca atorada!

Amigos, já temos os projetos que foram documentados pelo Común Tierra durante nossa gira pela Argentina, no nosso mapa de comunidades!

Común Tierra esteve pela Argentina durante um longo e recortado período: em total por um ano, com muitas entradas e saídas. Desde a primeira passagem de fronteira de Villazon, Bolívia (Setembro de 2013) até a última - rumo a Paysandu, Uruguai (Outubro de 2015) saímos do país cerca de 6 ou 7 vezes, algumas com Minhoca, outras sem ela. A flexível legislação para veículo de turista nos permitiu: cruzar duas vezes ao Chile; sair para uma Tour por Ecovilas de Europa, para a longa viagem aos encontros continentais da Rede CASA e CLAP na Colombia e para o Encontro da Rede Global de Ecovilas na Escócia, além de ir visitar nossas famílias. Foram tempos de muitas viagens externas, várias para trabalhar com redes internacionais, outras pra expandir nosso projeto, mas algo difícil de explicar para a migração, que a cada nova entrada nos olhava um pouco mais desconfiada... :)! 

Chegando em Villazón, na Bolívia, onde nos passaram a minhoca INTEIRA por um scanner! 


SOBRE ARGENTINA

Argentina é o segundo maior país da América Latina, onde tivemos a sorte de atravessar de leste a oeste e do norte ao extremo sul  (visitamos um Earthsip no fim do mundo)! Atravessamos planícies, desertos, pradarias, Andes, praias, bosques, geleiras... Foi um país muito fácil de viajar de motorhome: Sua população está altamente concentrada numa região, 60% da população vive em 20% do seu território - Buenos Aires, Córdoba e Santa Fé, assim que existem muitas partes bonitas, tranquilas e com boas estradas. Lindo para acampar, escalar montanhas, recolher ervas nativas e olhar as estrelas. 

Cerro Tunduqueral, Uspallata


Argentina passou por anos muito difíceis de crise econômica e ainda vive com os reflexos desta até hoje. Muitas pessoas nos contam que se fez necessário trabalhar mais no mercado interno, praticar mais auto-gestão, algo que vimos também no movimento sustentável. Por outro lado, a grande e esmagadora onda de negócios internacionais com agricultura transgênica é um enorme desafio ambiental / social atual do país que gera ativismo forte em todas suas regiões.


PERMACULTURA

Argentina é um dos países mais antigos da Permacultura na América Latina, sendo uma referência internacional. O país tem projetos antigos como CIDEP em El Bolsón, ou a Asociación Gaia (que não chegamos a visitar, mas sabemos é um dos mais antigos projetos do país). 

CIDEP no Bolsón

As áreas do país que encontramos mais movimento ecológico foram Córdoba - que tem projetos bem organizados como El Jardín de los Presentes e outros começando bem como Shamballa. Outra região é El Bolsón com projetos pioneiros como CIESA na agricultura bio-intensiva ou os Encontros  Bioconstruyendo que vão levando bio-construção para muitos cantos do continente. 

Bioconstruyendo

Além destas, existem várias outras regiões com um movimento de permacultura crescente: em Outubro de 2013, fomos ao 3 Encontro Argentino de Permacultura em Mendoza. Esta província, conhecida por suas grandes monoculturas de vinho também tem projetos antigos e de base, trabalhando com permacultura muito antes de conhecer essa palavra: O Peregrino Agroecológico, e o projeto Granjardín são belos exemplos de permacultura em escala familiar. Ao mesmo tempo, também encontramos uma empresa familiar de vinho biodinâmico que segue uma lógica inversa da monocultura local, cultivam de forma orgânica há 50 anos! A Bodega Cecchin hoje é um dos apoiadores do Común Tierra! Em Mendoza também fizemos nosso forno solar com os amigos de El Tilo Taller Permacultural, semeamos e trocamos muitas sementes, dançamos a Dança da Lua e o Común Tierra fez muitas oficinas e  eventos.

 

AGRO-ECOLOGIA

Além de permacultura, vimos na Argentina um movimento crescente de agro-ecologia, mostrando uma resposta aos transgênicos. Vimos muitas redes de escambo e de compras coletivas, e documentamos a   Compra Comunitaria en Córdoba, e a rede Feira Campesina Desvío a la Raiz em Santa Fé.

Desvio a la Raíz

Argentina também tem outros processos interessantes acontecendo como resposta a crise econômica: existe uma prática de ocupação de fabricas falidas e vazias por seus ex-funcionários que estão reconstruindo esses negócios e governando com gestão participativa tendo exemplos muito bem-sucedidos. Isso não está documentado por Común Tierra pois é de outra área, mas são grandes exemplos do poder da comunidade e de gestão participativa que vale a pena procurar informação, busque por “Las Tomas” online. 

Quanto a ecovilas, não encontramos tantas, a força movimento sustentável está mais nos projetos de permacultura. Conhecemos Amatreya, uma comunidade muito antiga em Córdoba e também La Banda comunidade eco- artística em Rio Negro e o Rincón de Chacras que está em concepção pela equipe do CIDEP. 

Amatreya


REDES

O país também tem uma situação peculiar: Embora o movimento de permacultura seja muito antigo e grande (veja seu grupo de permacultura online), não existe uma rede nacional de permacultura na Argentina. Durante a nossa visita, vimos que as diferenças de pontos de vista entre líderes dos projetos, somados ao tamanho e as distâncias físicas do país, dificultam a formação de uma rede nacional de permacultura / sustentabilidade. Os Encontros Nacionais de Permacultura nos últimos anos conseguiram motivar e reunir bastante gente, impulsionados pelos esforços de vários projetos, tais como Na Luum, mas ainda há um longo caminho a percorrer neste sentido. Nós vemos que esse exercício de Rede seria valioso para dar mais voz e força ao movimento sustentável argentino e latino-americano, fortalecendo seus exemplos locais e gerando mais troca de conhecimento, assim que FORÇA ARGENTINA! 


Encontro Nacional de Permacultura em Mendoza 

 

COMÚN TIERRA NA ARGENTINA

O Argentinos são um povo simpático e curioso, o que nos deu a oportunidade de fazer muitos eventos no país: eco-cinemas, oficinas e atividades em cidades, praças públicas ou centros. Participamos e organizamos muitas trocas de sementes e também estivemos na imprensa algumas vezes.

Oficinas em Las Grutas

Común Tierra no Canal 7

 

DE SAÍDA...

Argentina nos tratou muito bem durante nossa(s) visita(s), fizemos um monte de amigos, tomamos deliciosos e infinitos mates, trabalhamos com sua gente e comemos muita comida orgânica... Mas também nos surpreendemos com a quantidade de carne e glúten que se come nesse país (!) – Argentina tem o recorde mundial no consumo de carne por pessoa e a farinha de trigo refinada é um dos principais alimentos da sua população padrão, no mainstream. A herança italiana é forte demais!

Os argentinos são alegres e super falantes (difícil é fazer-los parar)! São curiosos e interessados em aprender. E são um povo que está (re)aprendendo a fazer com as suas próprias mãos, mostrando na prática dos seus movimentos sociais / ambientais que a crise é sim uma oportunidade!

Saímos desse país com grandes amizades que vão continuar muito além desses pagos. Até que finalmente, cruzamos a fronteira, por um longo tempo, sem saber ao certo quando voltaremos... porque a rota segue pelo Uruguai e Brasil!

Até a próxima, Argentina! Leti e Ryan
 

Para mais fotos da viagem, veja o Album da Argentina.

Copyright © 2024 Común Tierra. All rights reserved. Developed by dzestudio. Updated by Hellice