Uma Exploração de Comunidades Sustentáveis na América Latina.
Que tal família?
Aqui escrevemos, direto do Perú, nosso 9º país dessa grande viagem, onde há três semanas estamos nos aventurando por sua Costa Pacífica.
Saímos do Equador no final de setembro e entramos pela fronteira Costeira Peruana. Foi bem tranqüilo e fácil cruzar, a fronteira estava vazia. Chegamos pela noite e quando amanhecemos na praia de Zorritos tivemos nossa primeira visão da região: um deserto de muitas dunas e lindas praias, com ondas largas e boas para surfe.
Nessa região desértica, além do mar, vimos algumas piscinas naturais de barro medicinais. Visitamos uma que se chama Hervideros e foi uma das experiências mais divertidas da viagem, sentindo todo lodo no corpo a pleno sol do deserto! Fizemos um videozinho de dança em celebração ao barro!
O barro era bem macio e suave, como um creme, e ainda que fosse o sol do meio dia, estava frio embaixo das piscinas, o que refrescava bastante... além de parecer areia movediça! Olha o Ryan lá embaixo:
Eram várias piscinas, todas naturais e com diferentes minerais, para distintos usos medicinais: alguns são para artrite, outras para pele, ossos... e até para mal de amor!
Leti tratando as espinhas!
Depois de Zorritos fomos á praia de Mâncora, onde estivemos aproveitando o mar que nessa época só está quente no norte do país. Trabalhamos em organizar materiais, editar videos e blogs do Equador, além de fazer muitas pinturas e estudar sobre alimentação saudável, fazendo experimentos fermentados nesses dias. Porque é realmente delicioso comer saudável!
Processo de fermentação para fazer Sauerkraut (chucrute): repolho verde, roxo e cenoura, misturados com soro de yogurte, sal e ervas e fermentados por alguns dias. Um alimento uito saudável e altíssimo em vitamina C. Ficou ótimo na tapioca!!
ECO-CENTRO EUTOPIA
Recorrendo o norte, chegamos no nosso primeiro projeto: Ecocentro Eutopia, na zona de Reque, Chiclayo. O projeto está desenhado com princípios de permacultura por zonas, tem agricultura orgânica, biodigestor e vem iniciando processos compostagem. Seu trabalho é bastante desafiador numa região sem chuva e com pouca cultura ecológica, e importante ponte para levar soluções conscientes ao local.
Pôr-do-sol no projeto
O projeto foi fundado há dois anos pelo amigo Pepe, que nos recebeu muito bem junto com sua esposa Edith, uma das melhores “cevicheiras” do pais. O Ceviche é uma das comidas mais típicas do Peru, feita a base de peixe e limão.
Edith (direita) na sua banca de ceviche.
Durante uma semana de visita en Eutopia fizemos uma Feira de Semeação com crianças cooperando com a Campanha Mundial de Sementes de Liberdade, de Vandana Shiva.
Com as crianças da Escola Caritas Felices, no evento
Também estivemos fazendo reuniões para apoiar processos de criação de Redes de Cooperação entre projetos locais. Fizemos algumas dinâmicas de facilitação de tomada de decisões e apresentamos de exemplos vistos em outros países, contando sobre a Rede CASA.
Depois de reunião com Eutopia e Vive Verde
FESTIVAL NO ECO-TRULY
Saindo de Chiclayo tivemos longos dias de viagem, eram horas dirigindo e vendo somente dunas e o mar, até que chegamos ao Eco Truly, comunidade Hare Krishna ecológica com grandes construções de barro (Trulys) ao norte de Lima.
Templos e Trulys
Lá participamos de Rasa Yatra, um festival de uma semana para centenas de pessoas celebrando o aniversário do seu maestro espiritual, Gurudeva Marahaj. Ele tem impulsionado muito do movimento ecológico nas comunidades Hare Krishna da América Latina, algumas das quais visitamos em diferentes países.
Conhecemos Guru Marahaj, que nos deu a honra de visitar a Minhoca e cantou uma canção conosco pela paz do planeta! Era a primeira visita de um Guru em nosso carro!
Nós e Guru Maharaj
E assim que passaram três semanas de Común Tierra pelo Perú, estamos entusiasmados para descobrir mais sobre esse novo país, viver novas aventuras, aprender sobre novos costumes e pratos... O Perú além de ser berço da cultura Inca é famoso pela sua gastronomia, arte e diversidade de eco-sistemas. Planejamos estar pelo menos uns quatro meses aqui, participando e aprendendo sobre seu movimento ecológico e comunitário.
Escrevemos de Lima agora onde meus pais estão de visita do Brasil. Eles viajarão conosco nas próximas semanas, explorando lindos lugares e alguns projetos, como o Instituto Peruano de Permacultura... fotos virão em breve!
Com amor de barro, suave como a Terra!
Leti e Ryan!