Comun Tierra

Uma Exploração de Comunidades Sustentáveis na América Latina.

Você está em:

Blog

Entrando na Amazônia do Peru: Projetos, Reservas e Alternativas para a Sustentabilidade

Postado há 11 anos
anterior proxima
Nosso remador de amor! Nosso remador de amor!
Los amigos lobos de río! Los amigos lobos de río!
Leti fazendo uma mandala no Tambopata Leti fazendo uma mandala no Tambopata
Tirando a castanha do Pará direto da fruta! Tirando a castanha do Pará direto da fruta!
Lindos kapievis! Lindos kapievis!

Olá família bonita!

Como vão todos? Por aqui muito bem, estamos de volta em Cusco, depois de passar lindos dias na Amazônia do Peru.

Estivemos na região de Madre de Dios, em Puerto Maldonado visitando alguns projetos ecológicos e sentindo o ar fresco e húmido dessa grande floresta... que delícia!

\"\"


Deixamos a Minhoca com sua “capa de chuva” em Cusco (estamos em estação de chuvas e chove cada dia!). E pegamos um ônibus de mais ou menos 10 horas para chegar em Puerto Maldonado.

\"\"


ECOVILA KAPIEVI

Kapievi é uma ecovila e projeto comunitário, eco-centro para regeneração ambiental e espaço de educação, yoga e turismo comunitário fundado há oito anos, em Puerto Maldonado, Bajo Tampobata no sul da Amazônia Peruana.

\"\"

Puerto Maldonado vem crescendo muito rápido com indústrias de extração e mineras e o turismo também vem crescendo com a facilidade para chegar na região.

O projeto Kapievi está situado exatamente nessa região e está junto com famílias locais criando uma espécie de corredor turístico comunitário, aplicando sua visão sustentável como ecovila, e mostrando através do seu exemplo meios de regeneração para a região.

Dentro de 1,5 hectares tem sua ecovila e mantém uma are de 25 hectares chamada de "Bosque Sagrado", como forma de criar uma espécie área de amortecimento natural para o crescente impacto de “desenvolvimento” na região.

\"\"

Rio Tambopata

Durante nossa visita ajudamos o projeto de turismo comunitário, fazendo um vídeo de recapitulação dos últimos anos de Kapievi. Você pode ver abaixo:


RESERVA TAMPOPATA

Durante esses dias na floresta visitamos o Lago Sandoval, parte da Reserva Ecológica de Tambopata. Na floresta, vimos muitos diferentes animais selvagens como diversas espécies de macacos e araras, jacarés, capivaras, ariranhas e inúmeros pássaros nativos da região... foi uma aventura maravilhosa!

\"\"


PROJETO KERENDA

Durante nossa visita também conhecemos o Projeto familiar Kerenda que há mais de 25 anos vem reflorestando grandes parcelas de hectares no Baixo Tambopata plantando frutais, medicinais e madeiráveis, um projeo pioneiro  na região.

\"\"

A casa entre árvores!

O projeto é liderado pela família de Victor, Rosa e Kerenda, sua filha, que desde pequena trabalha no projeto e com 16 anos já é a herdeira da terra. Durante seus anos de fundação o projeto plantou mais de 19.000 árvores (60% frutais, e 40% medicinais e madeirais) de mais de 600 espécies, recuperando grande parte da fauna e flora local.

Esses são dois exemplos de projetos que estão trabalhando para criar um tipo de crescimento sustentável, coisa muito difícil em todas as partes da Amazônia, que têm estradas cada vez maiores e, conseqüentemente, desmatamento e indústrias de extração chegando. Mas eles são exemplos vivos de pessoas locais à procura de maneiras de ensinar através da preservação e educação, de como se pode viver em harmonia com a terra. Algo muito importante em Puerto Maldonado, lindo lugar que tem muitos desafios para manter suas belas florestas vivas diante do desenvolvimento.

\"\"

Agora, de volta em Cusco com uma próxima semana cheia de eventos no Valle Sagrado, Encontros de Sementes em Pisac, Workshops sobre Medicina Natural no Refúgio Tikabamba e visita a mais três projetos de sustentabilidade locais.

Em duas semanas chegamos ao próximo país: Bolívia!

Com muito e abundante amor!

Leti e Ryan

Copyright © 2024 Común Tierra. All rights reserved. Developed by dzestudio. Updated by Hellice