Uma Exploração de Comunidades Sustentáveis na América Latina.
Centro Tinku Permacultura é um local de aprendizagem e experiência em permacultura localizado no bairro Selva Grande, Las Casas, Quito, Equador.
O projeto começou em 2008, quando um grupo de 11 jovens e ativistas locais ocuparam um terreno desocupado que tinha deságue de duas quebradas de uma montanha de Quito e decidiram preservar a área e abrir um lugar para convívio e aprendizagem ecológico. Depois de muita luta e reconciliação o governo municipal o projeto ganhou o direito de usar a terra, pelos próximos 15 anos.
No local funciona o Centro Tinku que vem desenvolvendo diversas atividades para gerar consciência na cidade. Fundamentado nos conhecimentos das Iniciativas de Transição, Descenso Energético, e Simplicidade Voluntária o projeto tem como visão de ser um modelo para a construção de “bairros em transição” na cidade de Quito.
O espaço serve de demonstração com suas técnicas de agricultura biológica, compostagem (coletando resíduos dos jardins do bairro), tratamento e conservação de águas, construções naturais, banco de sementes locais e Rede de Comércio Justo (promovendo bio-feiras mensais com seus produtos orgânicos e cestas de preços especiais para as famílias locais).
Tinku também vem realizando formação com: workshops, cursos, círculos, cerimônias e atividades com a comunidade e visitantes, e distintos membros e associados participam do projeto.
Durante nossa visita, em agosto de 2012 o espaço estava em um momento de reorganização, mantendo a visão de ser um lugar de aprendizagem para a sustentabilidade, mas reformulando suas atividades e formas de participação. O projeto já recebeu voluntários e estava avaliando que formas recebê-los novamente.
Mais Informações:
CONTATO: Miguel - fundacion-runakawsai@hotmail.com
SITE: http://www.facebook.com/centrotinku.escueladepermacultura/info