Uma Exploração de Comunidades Sustentáveis na América Latina.
Ecovillananda é uma pequena ecovila e coletivo de projetos ambientais e sociais envolvidos com a pequena comunidade zapoteca de San Sebastián de Rio Hondo, numa serra a 2500 metros de altura, em Oaxaca, México.
O projeto conta com 3 linhas principais de atuação: o Centro de Yoga e Retiros fundado por Marcos que vive no local há mais de 20 anos; a Ecovila Ananda (EVA) que existe oficialmente há três anos, e o Projeto Telar que desde um ano e meio trabalha com as bordadeiras locais.
O Centro de Retiros foi fundado por Marcos, um americano que aos seus 14 anos recebeu um chamado espiritual e foi ao local. Desde então ele vive na terra com sua família e oferece o espaço para retiros e práticas espirituais.
A ecovila, idealizada apor Osvaldo, vem sendo estruturada faz 3 anos e conta com diversos projetos sociais e ambientais: na comunidade local, ações de capacitação como cursos combinados com escolas são realizados e parte das horas-aula são na ecovila. Na costa de Oaxaca cultivam uma horta orgânica que produze variedades tropicais complementando ao cultivado na montanha.
Mas seu projeto mais importante se chama Eco Símia, a filosofia de economia e trabalho que orienta a ecovila. Eco Símia é uma releitura da economia que difunde o conceito de que “Ecologia Sim é minha”. A base dessa filosofia que Osvaldo trouxe do Equador, é incentivar as pessoas para que façam sua busca interior e trabalhem com o que verdadeiramente amam, de forma que o produto final não seja contabilizado por uma moeda, mas pela quantidade de amor investido e multiplicado. Com base nisso diferentes praticas são realizadas: o programa de voluntariado é desenhado pelos próprios voluntários que no período de um mês desenvolvem sua paixão aportando um projeto pessoal para a comunidade; os produtos cultivados e produzidos na ecovila são intercambiados com outros produtores da região sem base em dinheiro e na sua horta orgânica em Puerto Escondido já existe uma loja 100% baseada em troca direta sem dinheiro.
O Projeto Telar, organizado por Summer Romero busca resgatar e valorizar o trabalho das bordadeiras locais, tradição que é passada de mãe pra filha. Nos workshops de auto-expressão semanalmente são praticadas técnicas de inspiração para as bordadeiras e cursos abertos de criatividade também são oferecidos semanalmente aos filhos como forma de envolver-los na comunidade e dar tempo livre para as mães. Os bordados produzidos por elas são utilizados na coleção de roupas desenhada por Summer que é feita com base em materiais locais e sustentáveis. E uma residência para artistas também é realizada no local dentro dos mesmos fundamentos da Eco Símia.
Mais Informações:
SITE: www.ecovillananda.com
CONTATO: Osvaldo – osvaldosornio@gmail.com