Uma Exploração de Comunidades Sustentáveis na América Latina.
Fundação Durika é comunidade intencional e reserva natural que protege 8500 hectares de bosque em Buenos Aires, sudoeste da Costa Rica. A comunidade se conecta com o Parque Internacional La Amistad, sendo uma continuação do maior corredor biológico da Costa Rica.
Em 1989, o grupo de membros fundadores iniciaram a comunidade com um programa de treinamento para iniciar o processo de construção da comunidade. O grupo viveu junto e recebeu treinamento em práticas como: meditação, yoga, alimentação, sobrevivência, construção, corte e costura, etc. A localização foi escolhida com base em duas qualidades: a proximidade a dois povos indígenas, o Cabecar e Bribri, e também por ser bem isolado e difícil de chegar (são 2 horas em um carro 4x4 ou pelo menos 4 horas de caminhada). Os fundadores queriam ensinar que até mesmo os lugares mais difíceis se pode criar comunidades sustentáveis.
Os membros da comunidade se reúnem todos os dias durante 2-3 horas para discutir, resolver conflitos, tomar decisões, etc. A economia é 100% compartilhada, e todos eles trabalham para a comunidade de forma profissional e produtiva.
Quase todos os trabalhos são rotativos, como por exemplo cuidados de cabras, ou fabricação dos queijos, que podem ser realizados por diferentes membros da comunidade um roteiro que eles desenham. Os papéis de liderança e organização também são rotativos como forma de trazer novas oportunidades para desenvolver habilidades em cada um. Alguns dos fundadores são terapeutas holísticos e oferecem tratamentos na sede da cidade vizinha, Buenos Aires, onde a comunidade tem uma clínica.
Quando visitamos o projeto, em outubro de 2011 havia entre 30 e 50 moradores, todos vivem nas casas de sua família e comem alimentação vegetariana. O projeto tem ainda 50 mais participantes que vivem em outros lugares na Costa Rica e do mundo. Recebem turistas e visitantes, além de terem acordos com universidades. Além disso recebem pessoas que precisam terapias holísticas, ou são ex-viciados em droga necessitando recuperação. Outros Projetos comunitários incluem a manutenção de uma polícia florestal para proteger as florestas ao redor caçadores. Trabalhando com o reflorestamento, plantaram 1.500.000 árvores em suas terras e nas comunidades vizinhas.
Para mais informações:
Site: www.durika.org
Contacto: infodurika@durika.org