Uma Exploração de Comunidades Sustentáveis na América Latina.
Mulher e Meio Ambiente é uma associação de mulheres que trabalham artesanato de Cabuya para gerar renda familiar e turismo sustentável em Plaza Gutierrez, Intag, Equador.
A Associação começou em 1995 com uma estrangeira que vivia no local e quis reunir um grupo de mulheres para bordar conjuntamente. O encontro reuniu mulheres demais criando um desafio/oportunidade: criar alternativas de trabalho conjunto para elas. A partir daí surgiu a idéia de resgatar o bordado a partir da fibra de Cabuya, cactus nativo da região.
Com uma vontade comum, o grupo foi aprendendo a extrair a fibra, fazer tinturas a partir de plantas locais, assim como diferentes bordados. Além de aprender sobre as técnicas, as participantes do projeto foram organizando-se para criar condições de trabalho e mercado justas às participantes, e descobrindo formas de obter matéria-prima com práticas sustentáveis.
Atualmente, o Grupo Mulher e Meio Ambiente conta com a participação de mais ou menos 30 mulheres da comunidade de Plaza Gutiérrez e cria possibilidades para as donas-de-casa complementarem sua renda com um trabalho flexível entre suas atividades do lar. Muitas vezes, os maridos também participam na colheita e extração da fibra e os bordados já voltam a ser passados de mãe para filha, resgatando uma prática antiga que havia sido perdida.
A Associação trabalha com vendas a turistas e por encomendas. As cabuyas são cultivadas de forma orgânica nas montanhas da região e os tingidos são feitos com plantas locais que crescem de forma selvagem e abundante. O processo traz turistas para visitar e aprender sobre a Cabuya e cria espaço para programas de voluntariado que geram serviços à comunidade.
O trabalho, além de fonte de renda, tem capacitado as mulheres locais e gerado mais relação e espírito de comunidade entre as bordadoras, que se reúnem constantemente para conversar, tomar decisões e fazer artesanato juntas.
Mais informações:
SITE: https://sites.google.com/site/mymacabuya/