Uma Exploração de Comunidades Sustentáveis na América Latina.
Refúgio Kerenda Homet é um projeto educativo e reserva ecológica privada pioneira que vem, há mais de 25 anos, reflorestando uma grande parcela de hectares da região do Baixo Tambopata, Puerto Maldonado Amazônia Peruana.
O projeto veio pela inspiração de Victor (habitante da região), que depois de viver em Lima, capital do Peru, decidiu voltar a Puerto Maldonado e cuidar das sua terra natal. Após anos de disputa para reaver o direito de uma terra que era da sua família, Victor finalmente conseguiu o espaço e foi, pouco a pouco, plantando árvores frutais nativas, plantas medicinais e madeirais em sistemas agroflorestais produtivos.
Kerenda Homet atualmente é organizado junto com sua família: sua esposa Rosa e sua filha Kerenda, que desde pequena trabalha no projeto, e com 16 anos já é herdeira da terra. Pois segundo Victor “essa é uma herança para as próximas gerações”.
Durante seus anos de fundação o projeto já plantou mais de 19.000 árvores (60% frutais, e 40% medicinais e madeirais) de mais de 600 espécies, recuperando grande parte da fauna e flora local. Distintos animais silvestres agora vivem no espaço, que cumpre uma importante de função como zona de amortecimento do impacto da Estrada Transoceânica (conectada ao Brasil), que vem trazendo muito desmatamento na região.
O projeto, (assim como a vizinha Ecovila Kapievi), é parte do Corredor Turístico Ecológico Tambopata.
São recebidos visitantes e voluntários.
Mais Informações:
E-MAIL: Victor Zambrano - vzam46@gmail.com
SITE: http://www.kerenda.com/tambopata/sobrekerenda.asp