Uma Exploração de Comunidades Sustentáveis na América Latina.
Sachawasi (Casa da Árvore) é uma escola de permacultura andina e centro de prática da vida sustentável na Amazônia Alta Boliviana. O Projeto foi fundado por Bruno de Roissart em 2006 buscando ser uma “escola ayllu” para implementação de agricultura orgânica no local. (Ayllu é uma palavra em Quéchua e Aimara que significa uma comunidade familiar que trabalha de forma coletiva num território comum).
Bruno, originalmente da Bélgica, viajou por muitos anos vivendo com comunidades indígenas da África e América do Sul dos quais aprendeu muitas das técnicas que utiliza no Centro: permacultura, bio construção, compostagem e um eficiente sistema de agro-florestais, com diversas combinações de frutais, árvores para madeira, arbustos e cultivos, além de uma coleção especial de raízes comestíveis nativas da Bolívia. Alimentos são processados com cultivos locais, como o famoso vinho orgânico de laranja Sachawasi (com frutas e cana de açúcar do centro) que são vendidos em La Paz.
Sachawasi recebe muitos voluntários e Bruno poucas vezes está sozinho no lugar. Situado na região de Apolo, o acesso se dá através de ônibus desde La Paz, que leva muitas horas (podem ser 7 a 14 horas! Depende das chuvas). Ainda que longo, o caminho pode trazer uma típica experiência com os povos locais, além de mostrar diversos ecossistemas, pois se vai de 5.000 metros até 1.500 metros de altura. Durante nossa viagem, passamos por “pequenas cachoeiras” na estrada. Foi bem divertido!
Voluntários fazem um aporte mínimo para alimentação nos primeiros dias de estadia, com possibilidade de se converterem em membros residentes depois de 6 meses de participação.
Mais Informações:
CONTATO: Bruno - sachawasi.bruno@gmail.com
SITE: www.sachawasi.org