Uma Exploração de Comunidades Sustentáveis na América Latina.
Sacred Sueños é um projeto ecológico e comunidade em formação situada entre as montanhas do Podocarpus Parque Nacional ha duas horas de caminhada de Vilcabamba, Ecuador.
O projeto foi fundado em 2004 pelo permacultor canadense Ives, com a visão de “ser um espaço onde humanos possam viver dentro de um eco-sistema funcional” regenerando uma terra danificada e sendo exemplo para as comunidades vizinhas.
Essa região montanhosa no passado foi habitada por populações que cultivavam seus alimentos de forma sustentável, mas com o crescimento do turismo local as seguintes gerações desceram para a cidade deixando na região poucos habitantes, e uma cultura de agricultura insustentável, praticando queimadas que são um grande risco na época seca na região.
O projeto iniciou em uma terra ácida e pouco fértil (4PH), danificada por 50 anos de mal cultivo, infestada da erva “Hiachipa”, indício da pobreza e acidez do solo. Com uma visão de permacultura se cortou toda a erva e deixando seu nutrientes para serem devolvidos ao solo e utilizando franjas de infiltração para canalizar a água na época de chuva. Isso ocasionou um segundo e terceiro ano com as primeiras plantas crescendo. Numa segunda fase, essas plantas foram complementadas com semeio de arbustos e numa terceira fase o semeio de árvores pioneiras que foram pouco a pouco re-estabelecendo a fertilidade no solo, dando espaço para a produtividade hoje existente.
Hoje, os 90 hectares do projeto têm aproximadamente 60 a 70% de plantas não comestíveis plantadas para gerar eco-sistema e o restante é utilizado para cultivos, moradia e criação de animais. As galinhas geram ovos, os cavalos o transporte de carga e as cabras para o queijo (fermentado naturalmente), especialidade vendida por Ives aos turistas de Vilcabamba.
Com os avanços nos últimos anos vizinhos passaram a aplicar algumas técnicas como os invernadeiros com muros de adobe e puleiros rotativos de galinhas que melhoram o solo.
O projeto atualmente tem duas áreas, uma chama como “Acampamento Semente” onde recebem voluntários e residentes e o Instituto Andino de Desenho Regenerativo que recebe residentes e aplica as técnicas de regeneração citadas. O sitio não tem conexão com energia elétrica utilizando um painel solar e tem água pura da montanha para abastecer aos residentes.
Sacred Sueños vem sendo um espaço de demonstração, aprendizagem e troca e está aberto a participação de novos membros e voluntários para uma experiência ecológica nas montanhas do Equador.
Mais Informações:
E-MAIL: Ives Zehnder - sacredsuenos@gmail.com
SITE: www.sacredsuenos.wordpress.com